Em 2013 o Snapchat inaugurava um novo tipo de funcionalidade, uma mistura de foto com vídeo, exposto por um tempo determinado, para os usuários selecionados. O modelo foi copiado pelo Facebook em 2016, entrando em uma plataforma muito mais ampla, o Instagram. Não demorou muito para virar febre.

Hoje, este momento de exposição já pode ser ilustrado com gifs animados, desenhos e outros recursos que fazem os usuários soltarem a imaginação. Mas como se destacar em um aplicativo com as mesmas funcionalidades que outros geradores de conteúdo? Separamos aqui quatro dicas quentes para você não passar em branco:

Tenha uma frequência de postagens

Mr Bean fazendo selfie

Mr Bean / Reprodução

Esta dica aparece em quase todas as redes sociais, afinal, o que os usuários querem é conteúdo atualizado.

Em caso de perfil pessoal, o Instagram dá uma colher de chá para aqueles que postam a cada uma ou duas horas. Normalmente estas pessoas acabam ficando mais em destaque para os seguidores, ganhando também mais visualizações. Não se esqueça que embora a constância de postagem seja importante, o melhor é priorizar a qualidade e relevância do que estiver sendo postado.

Use hashtags

Jimmy Fallon fazendo hashtag

Jimmy Fallon / Reprodução

Depois de fazer uma foto ou vídeo para o seu Storie, não esqueça de colocar hashtags. Claro que a preferência é que elas tenham alguma relação com o que está sendo apresentado, porém, se você quer apenas visualizações, pode apostar em nomes de famosos e assuntos do momento, por exemplo.

Dica Turbo: O próprio Instagram possui uma funcionalidade de hashtag, mas se você apenas clicar na tela e escrever as palavras com as # no início das palavras, conseguirá colocar mais que uma em destaque.

Qualidade de câmera também conta

Câmera do Janela Indiscreta

Janela Indiscreta / Reprodução

Por ser uma plataforma essencialmente visual, a qualidade das fotos e vídeos influenciam muito na hora das pessoas decidirem se vão ou não continuar seguindo um determinado perfil. Calma, não estamos falando que você precisa mudar de aparelho, apenas tenha atenção quanto a iluminação do local e nitidez das imagens que serão postadas.

Use Storytelling

How I Met Your Mother com Barney e seu blog

How I Met Your Mother / Reprodução – “Isso vai para meu blog com certeza”

Conte histórias. Como o próprio nome diz, o Stories leva histórias para o usuário. Embora o engajamento venha pelo conteúdo parecer espontâneo, nada impede dele ser minimamente planejado. Contar como fez uma compra ou resolveu um problema pode dar relevância e personalidade ao seu conteúdo, atraindo a atenção de pessoas que se identifiquem com ele.

Depois que os seus Stories estiverem bombando, dê uma olhadinha nas matéria sobre como fazer anúncios no Instagram e as dicas para ter um canal no IGTV bem bonitão.