como medir a velocidade de internet

A velocidade de internet é medida de acordo com a velocidade de Mega do plano que você contratou para a sua internet. Acessando o medidor de velocidade Copel Telecom, o Speedtest, você pode medir a latência, a velocidade de download e a velocidade de upload da sua internet.

A capacidade da sua rede

O que define a capacidade da sua rede é a largura da sua banda e a latência. Por isso, vale ressaltar que, antes de você escolher um plano de internet para a sua casa, você deve ter em mente a quantidade de velocidade que exige cada atividade realizada por você na web. Mas você também precisa de uma internet que ofereça o melhor suporte para fornecer sinal estável e alta velocidade.

A latência representa o tempo entre o envio de dados do seu computador e o recebimento da resposta do servidor. Uma internet com banda simétrica permite que você faça download e upload na mesma velocidade. Com uma banda assimétrica você faz download na velocidade do plano que você contratou, mas na hora de fazer upload a velocidade será inferior.


A Copel Telecom oferece internet com banda simétrica e entrega 100% da velocidade que você contrata.


Você faz download e upload na mesma velocidade em qualquer plano de banda larga que você escolher. Tudo isso ainda contando com a qualidade de conexão que só a fibra óptica oferece.

Lembre-se de uma coisa

Se você for medir a velocidade através do sinal de wi-fi, não vai chegar aos 100% da velocidade que você contratou. O sinal dos roteadores mais modernos não conseguem entregar velocidades acima de 74 Mega por segundo. Sem contar que eles podem sofrer com interferências de outros aparelhos que usam frequências eletromagnéticas e até obstáculos físicos como paredes, portas e o tamanho da área da sua residência. Você tem que medir a velocidade diretamente no cabo que fornece a internet para a sua casa, aí sim conseguirá o resultado certo.

Teste a velocidade da sua internet e aproveite para dar uma olhada nos planos de banda larga da Copel Telecom aqui.