Infelizmente o pobre protocolo IPv4 não conseguiu manter seu reinado. O número de endereços IP disponíveis não foi o suficiente para atender todos os dispositivos de hoje em dia. Para lembrar, o protocolo IPv4 tem um formato composto por 4 números de até 3 dígitos separados por um ponto. Sua combinação de números varia entre 0 e 255. Por exemplo: 167.146.78.246

IP dinâmico

Cada computador tinha uma sequência de números nesse formato, que poderia mudar a cada vez que o computador fosse reiniciado, ou não. Se você tinha um endereço IP dinâmico, o seu mudava a cada vez que você reiniciava o seu computador. Se você tinha um IP fixo (estático), o número permanecia o mesmo sempre.

O IP dinâmico é mais usado por oferecer uma segurança maior contra hackers. Caso alguém queira hackear o seu computador, essa pessoa precisará ter o número do seu endereço IP. Por isso o endereço de IP dinâmico é mais recomendado para internet residencial.

IP fixo (estático)

No caso de empresas, que fazem uso de muitos computadores ao mesmo tempo, o mesmo endereço de IP dinâmico poderia ser atribuído a mais de um dispositivo. Então, somente um deles poderia se manter conectado à internet. Nesse caso, para empresas é recomendado o IP fixo.

Em relação à segurança, alguns planos de internet oferece a proteção dos dados e dos dispositivos. Como a Copel Telecom, que oferece internet com IP fixo para empresas incluindo o serviço de monitoramento de seus dispositivos através de sistemas de vigilância e controle de acesso.

Confira mais sobre os planos de internet da Copel Telecom aqui.