O endereço IP é um número exclusivo atribuído a cada computador por um protocolo de internet. O endereço IP tem a função de identificar um computador em uma rede. Ele é fornecido pelo provedor da empresa que você contrata para fornecer internet à sua casa. A sigla IP significa Internet Protocol, ou, na nossa língua, protocolo de internet.


O endereço desse protocolo de internet entra em ação atribuindo um número exclusivo para o seu computador para, então, poder identificá-lo em rede.


Antes, o protocolo que distribuía os endereços IP era o IPv4. Dentro desse protocolo havia uma quantidade de endereços IP que não era suficiente para atender a grande quantidade de dispositivos novos sendo usados hoje em dia. Então, foi desenvolvido um novo protocolo, o IPv6, composto por cerca de 340 undecilhões de endereços IP disponíveis.

Haja endereço de IP, né?! Essa quantidade é necessária para atender a demanda de novas pessoas utilizando mais do que um dispositivo para se manter conectadas à internet. O protocolo IPv6 já entrou no mercado para acalmar os nossos corações. Agora, pra continuar aproveitando da melhor maneira possível a internet, só falta você chamar a Copel Telecom para instalar a internet por fibra óptica na sua casa.

Você pode consultar mais a respeito dos planos de banda larga da Copel Telecom aqui.