O termo não é novo, seu uso muito menos. As TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) já encontraram seu espaço em nossa sociedade, e saber como aplica-las no ambiente corporativo é fundamental para quem quiser estar um passo à frente da concorrência.

Não só por isso, mas também para se adequar ao que os dias de hoje pedem. Mas, afinal de contas, você sabe o que são as TIC’s? Talvez a resposta seja sim, mas aprender um pouco mais sobre sua aplicação na esfera empresarial nunca será uma perda de tempo. Acompanhe a leitura e fique por dentro dessa nova maneira de se comunicar.

O que são TIC’s?

As TIC’s são conjuntos de recursos tecnológicos voltados a estabelecer uma comunicação por meio das Tecnologias da Informação. E-mail, chats e fóruns são alguns exemplos de TIC’s. No entanto, essas são algumas das mais básicas. Hoje, essas tecnologias se reinventam a cada dia, trazendo cada vez mais integração entre esses dois segmentos.

O uso das TIC’s na sociedade

Entre os inúmeros exemplos de aplicação das TIC’s na sociedade, existem alguns que se destacam. No campo da educação, por exemplo, o conceito se tornou revolucionário. A ideia de fazer uma faculdade sem sair de casa era quase utópica a alguns anos, mas hoje sabemos que grande parte do ensino brasileiro é à distância. As plataformas de transmissão de conteúdos, bem como as possibilidades de se comunicar com professores com os quais você nunca viu pessoalmente são realizações alcançadas graças às TIC’s.

Outro setor em que as TIC’s fizeram morada e facilitaram a vida da população foi o transporte. Aplicativos de carona, como o Uber, 99 Pop e Cabify foram (e são) tão decisivos na nossa sociedade, que o Táxi caminha para sua extinção, ainda que a passos lentos. A possibilidade de checar o trajeto e o preço dele antes de solicitar uma viagem, saber quem será seu motorista e fazer toda a solicitação sem mexer nada além dos dedos é uma das “simples” revoluções alcançadas com o desenvolvimento dessas tecnologias.

E no ambiente corporativo?

As TIC’s têm um grande papel dentro do funcionamento das corporações, mesmo que elas não possuam atuação dentro do campo da tecnologia. Ou seja, quaisquer empresas podem usufruir de seus benefícios. Um bom exemplo de como isso se aplica ao ambiente corporativo são as videoconferências. São possibilidades de, em segundos, conectar duas ou mais pessoas que estejam a quilômetros de distância para resolver situações imediatas. A empresa que quiser se consolidar no mercado atual precisa estar atualizada à essa maneira de fazer reuniões. Além da vantagem do imediatismo, a economia gerada com esse tipo de ferramenta é um ótimo diferencial. À medida que essa maneira online de comunicação se estabelece dentro das corporações, o telefone passa a se tornar cada vez menos necessário, e com ele os custos dos serviços de telefonia. Outro terreno em que as TIC’s encontram férteis possibilidades é nos mobiles. A possibilidade de migrar ao universo dos App’s (e, consequentemente, se aproximar do seu público) pode ser mais barata que investimentos offline. Nada disso seria capaz sem o extenso desenvolvimento da comunicação atrelada a TI.

Nuvem

Não há como falar nas inovações das TIC’s no ambiente corporativo sem citar esse recurso que, a cada dia, se faz mais necessário para empresas e companhias que querem se atualizar com segurança e responsabilidade. Cuidar de arquivos, documentos, dados e quaisquer outras informações sobre pessoas ou instituições dispensa lugares físicos e, consequentemente, os riscos que isso traz. Além proporcionar uma maior fluência entre o manuseio dessas informações, elas ficam muito mais seguras de downtimes ou perdas de dados.

Conclusão

As TIC’s estão por toda parte, e são nossas aliadas! Compreender seu conceito, bem como seus usos e aplicações no ambiente em que você trabalha é essencial para o desenvolvimento pleno de sua empresa. E o melhor de tudo: em sintonia com o resto do mundo. Uma grande rede conectada em direção ao futuro.

Fontes:

https://smallbusiness.chron.com/information-technology-its-uses-business-management-51648.html

https://www.bau.edu.lb/Research/Information-and-Communication-Technology-in-Business

https://totlab.com.br/noticias/o-que-e-tic-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao/