Cada dia que passa a internet encurta ainda mais as distâncias entre gente dos quatro cantos do mundo. Seja pelas semelhanças de ídolos, redes sociais, gostos e desgostos, pessoas de todas as idades, classes e nacionalidades interagem entre si separadas apenas por uma tela.

Diante disso, é importante que, caso haja interesse em explorar cada vez mais profundamente esses distintos grupos, se fale uma ou mais línguas além do português. E não é só na hora da interação digital que aprender uma língua se torna uma meta importante, mas em vários outros casos. Viajar a um país novo, conseguir melhores oportunidades de emprego ou simplesmente pelo prazer de conhecer culturas distintas são algumas atividades que exigem um conhecimento a mais em línguas. Aprender um novo idioma nunca será uma perda.

No entanto, muitas vezes sabemos dessa importância e temos interesse, mas falta a grana. É por isso que a gente separou algumas indicações de canais e podcasts que podem ajudar você a conhecer ou dar um passo a mais naquela língua que você sonha em dominar. E o melhor: DE GRAÇA! Let’s go?

O Alemão – YouTube

Quem melhor para ensinar um pouco do idioma alemão que um nativo? Axel é um alemão muito simpático que comanda um canal em português apresentando desde breves “videoaulas” de alemão até episódios descontraídos sobre sua experiência como um estrangeiro no Brasil. O canal está no ar desde 2011 e conta com mais de 17 milhões de visualizações. Axel tem um sotaque bem forte, mas a evolução do seu português é nítida ao longo dos vídeos. É uma ótima recomendação para conhecer um pouco mais da cultura e do idioma alemães.

Bora falar espanhol? – YouTube

Mesmo tão próxima do nosso português, o espanhol ainda é uma língua com suas complexidades e dificuldades. Em “Bora falar espanhol”, o mexicano Abraham García traz ensinamentos do idioma dos nossos hermanos, além de quebrar uma série de mitos que fazem as pessoas equivocadamente pensarem que espanhol é “um português enrolado”. Seus vídeos geralmente possuem uma curta duração e têm um caráter bem didático, com ele apresentando com lousa e canetas, mas também têm vários conteúdos mais informais, em que ele conta um pouco da língua castelhana.

Aprenda inglês com música – Spotify

Para muita gente, aprender inglês com músicas não é nenhuma novidade. Aliás, essa é uma das formas mais fáceis e populares de afiar o ouvido para o idioma. O diferencial desse podcast, no entanto, é que ele “disseca” músicas em inglês e traduz ela parte a parte. Cada episódio tem a duração de cerca de 30 minutos e é uma opção leve e descontraída para quem quer dar um up no inglês sem sentar em uma cadeira e fazer anotações, além de – claro – ser de graça. Depois de “aberta” a música, a professora trabalha a tradução dos trechos, estruturas do inglês e dicas de pronúncia. Cada episódio conta com um PDF gratuito com os ensinamentos da respectiva “aula”. Você nunca mais vai ouvir essas músicas do mesmo jeito.

Os franceses tomam banho! – YouTube

Quem nunca ouviu aquela brincadeirinha de que os franceses não são muito fãs de uma ducha? É quebrando esse estereótipo que a professora Céline Chevallier apresenta sea canal. Nativa da França, Céline traz um pouco sobre a cultura e o idioma da França. O canal tem um pouco mais de dois anos e já conta com mais de 6 milhões de visualizações. Dicas gramaticais, frases do dia a dia, sugestões culturais e muito mais… “Os franceses tomam banho! “é uma mistura deliciosa para viajar no francês sem gastar um centavo.

Com essas dicas já dá para viajar sem sair de casa, né? São só algumas sugestões que podem dar um empurrãozinho na hora de se arriscar em outro idioma. Esperamos que você evolua muito nessas e em todas as outras línguas em que você se aventurar. ¡Hasta la vista!