spam

O SPAM é uma das práticas mais incômodas presente no mundo virtual. E o meio mais usado para dispará-lo até os usuários da internet é via e-mail.

O que é SPAM?

É uma mensagem eletrônica enviada automaticamente e sem prévia autorização a milhares de pessoas que fazem parte de um “mailing list”, com o objetivo de vender um produto ou um serviço. Mas o SPAM também pode ser uma prática utilizada para aplicar golpes.

Origem do termo

Vamos voltar lá pra 1937, quando surgiu uma marca americana de presunto enlatado chamada SPAM, da empresa Hormel Foods. Em 1970, um grupo de humoristas ingleses chamado Monty Python, tinham um programa de TV, o “Monty Python’s Flying Circus”, no qual produziram uma esquete que ficou famosa. Nela, duas pessoas entram em um café em que quase todos os pratos do menu levam SPAM, sendo praticamente impossível se servir sem o presunto, mesmo que pedissem para retirar o ingrediente. Por isso, o termo SPAM ficou associado a tudo o que é enviado em excesso contra a vontade dos usuários de internet.

Identificando um SPAM

Uma das principais características do SPAM é a linguagem apelativa, geralmente usada no título e no conteúdo da mensagem. Por exemplo:

Descubra o SEGREDO para emagrecer 10 quilos em UMA SEMANA!

Esqueça a dieta! Você pode EMAGRECER comendo de TUDO.
Sabe aquele seu chocolate preferido? Aquela pizza ou aquele lanche que você adora pedir no final de semana? Pode comer com fé! Basta clicar nesse link e seu corpo nunca mais vai produzir gordura em toda a sua vida: www.issoéumSPAM.umabaitadeumamentira.nãoacreditenisso.apenasexcluaesseemail.com.br

Como evitar SPAM

Confira algumas dicas básicas para você evitar receber uma grande quantidade de SPAM:

  • Mantenha seu e-mail em segredinho
    Caso você precise passar o seu e-mail para alguém, é recomendável passar de maneira privada. Nas suas redes sociais, você também pode tornar as suas informações privadas, de modo que, se alguém quiser saber o seu e-mail, telefone, endereço e outros dados afins, terá que solicitar por mensagem para você.
  • Não se cadastre em qualquer site
    Nesse caso, o seu e-mail pode ser repassado para terceiros, que irão encher a sua caixa de e-mail com publicidade que você não deseja receber. Sempre verifique as políticas de privacidade dos sites e desmarque as opções que apresente mensagem como:
  1. Sim, quero receber mensagens sobre notícias, ofertas e blá blá blá;
  2. Sim, autorizo compartilhar meu e-mail com terceiros.
  • Proteja o seu computador ou dispositivo móvel
    Ter um antivírus para manter o dispositivo seguro ajuda a prevenir malwares, que podem invadir o seu sistema através de, por exemplo, download de arquivos duvidosos. Esses malwares podem acessar os seus dados e enviar alguns SPAM’s básicos pra você.
  • Recebeu um SPAM? Não responda!
    Se você responder, quem está lhe incomodando com esses e-mails vai saber que o seu endereço é ativo e vai continuar mandando mais SPAM. A não ser que o SPAM seja o presunto da Hormel Foods, não aceite, não abra, simplesmente ignore.