WhatsApp Business: o que muda com a versão empresarial do app

Há poucas semanas, a versão empresarial do WhatsApp foi lançada no Brasil: é o WhatsApp Business, que serve para negócios de pequeno e médio porte. E como tecnologia e inovação fazem parte do dia a dia da Copel Telecom, a gente não poderia deixar de te contar um pouco mais sobre essa novidade, não é mesmo?

A versão tem sido testada desde o ano passado, e promete ser uma revolução na forma como empreendedores e consumidores se comunicam. E não é para menos: a ferramenta é utilizada por mais de 1,3 bilhão de usuários no mundo, sendo que 1 bilhão manda mensagem todos os dias.

Por isso, a gente preparou um miniguia sobre o que muda com o WhatsApp Business e como você pode usá-lo para a sua empresa. Vamos lá?

Quem pode baixar o WhatsApp Business

A versão empresarial do mensageiro foi feita para pequenas e médias empresas – inclusive microempreendedor individual, o MEI, pode usar.

Uma versão para grandes companhias está sendo desenvolvida, mas ainda não há uma previsão de quando vai chegar ao mercado.

É possível usar o mesmo número para a versão corporativa?

Não é. Quem vai usar a versão empresarial deve instalar o aplicativo em um outro número diferente daquele que já tem a versão comum do WhatsApp funcionando.

Já os clientes, que são usuários do que já existe, não precisam alterar nada – nem o app, nem o número do celular.

Vale lembrar que pessoa física também pode baixar e usar o aplicativo business para seu negócio informal. Mas, só pessoas jurídicas poderão ganhar o status de conta verificada – ou seja, que o WhatsApp atesta como oficial de uma empresa.

O que a empresa ganha com o WhatsApp Business

Além de uma forma mais segura e profissional de conversar com o cliente, é possível contar com funcionalidades que facilitam o dia a dia do empreendedor, segundo o próprio WhatsApp:

• No perfil, você pode disponibilizar uma descrição do negócio, endereço físico, endereço do site e e-mail.

• Você pode criar mensagens automáticas para responder perguntas frequentes.

• É possível, também, criar saudação automática para cumprimentar os contatos que iniciam conversas.

• Além disso, dá para programar avisos automáticos com o horário de atendimento, caso entrem em contato com você fora do expediente.

• Outro recurso interessante são as estatísticas: você pode configurá-las e ver quais mensagens foram enviadas, recebidas e lidas.

• Também é possível marcar as conversas com etiquetas como “pago”, “pagamento pendente” e “novo cliente”.

É preciso pagar para baixar essa versão?

A princípio, não. O próprio WhatsApp avisa que a versão para empresas é gratuita – mas não descarta a possibilidade de começar a cobrar pelo serviço no futuro.

Em quais celulares a versão está disponível

Por enquanto, celulares com o sistema operacional Android podem baixar o WhatsApp Business na Google Play Store. Ainda não há data para o app nos smartphones com iOS.

Celulares com dois chips também podem usar a versão empresarial em um deles.

O WhatsApp Business pode ser utilizado na versão Web?

Sim! Funciona de forma parecida com a versão comum: você parelha o celular com o computador e na sequência troca as mensagens pelo PC, não tem segredo.

Curtiu? Então fique ligado no que rola no mundo da tecnologia aqui no Blog Conecta!

Leia também: Indústria 4.0 – tendências da tecnologia que vieram para ficar.