Falamos bastante sobre internet das coisas, como é um tema que gostamos já falamos o conceito, como funciona e até mesmo como manter sua privacidade e segurança.

Dessa vez vamos trazer quatro exemplos de como já usamos a Internet das Coisas em cotidiano e por vezes não notamos. E falando de internet nada melhor que contar com a fibra óptica de ponta a ponta da Copel, com estabilidade de sinal e alta velocidade, aproveite e conheça nossos planos

O que é Internet das Coisas?

Internet das Coisas – ou Internet of Things (IoT) – é um conceito que tem ganhado força nos últimos anos, que se refere a conexão global de “objetos inteligentes” pela rede de computadores.

Com isso, gera uma comunicação mútua e está cada vez mais presente no mercado como algo que revolucionará o futuro e irá melhorar a vida das pessoas. 

Lá em 1980, Mark Weiser lançou a ideia. E mesmo 40 anos depois ela não perdeu a relevância e está cada vez mais presente. 

“As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano e tornam-se indistinguíveis”

E não é que é verdade Seu Mark, vamos listar aqui quatro exemplos de Internet das Coisa que já estão integradas no nosso meio e nem notamos mais.

Smartwatch

Um dos principais exemplos de internet das coisas é o smartwatch. Conectado ao smartphone via IoT, o smartwatch se torna extremamente prático.

Isso porque não só otimiza as funções do celular, como também estende a sua capacidade. Sistemas de monitoramento de batimento cardíaco e de atividades físicas são bons exemplos disso.

Smart homes

Nas casas inteligentes os eletrônicos se comunicam com um smartphone para permitir que o usuário gerencie os ambientes na palma da mão. Geladeiras inteligentes, sistemas de compras automáticas, televisão e iluminação são apenas alguns exemplos. Para ir além, o controle pode ser feito via comando de voz! 

A fechadura inteligente também é um exemplo bem útil para qualquer ambiente, as smart locks são conectadas à internet por Wi-Fi e Bluetooth permitem que portas sejam controladas digitalmente e até mesmo à distância por seus donos. São capazes de enviar imagens de visitantes ao smartphone do usuário, que por sua vez pode permitir ou não o acesso de onde estiver. Existem diversas marcas comercializando este tipo de solução no mercado.

Termostatos

Os termostatos inteligentes, são exemplos muito comum de dispositivos IoT, eles medem a temperatura ambiente e regulam aparelhos como ar-condicionado ou aquecedores da maneira adequada.

Através da conexão com a internet e capacidade de processamento, eles aprendem com a rotina da família e podem ser controlados à distância por aplicativo.

Automóveis Conectados

Já existem no mercado inúmeros exemplos de veículos com painéis de conexão à internet e integração com aplicativos populares, como redes sociais e apps de entretenimento.

Mas a revolução da Internet das Coisas promete levar automóveis a outro patamar, permitindo o surgimento de carros inteligentes que dispensam motoristas e inúmeras outras soluções para o transporte público e logística em geral.

Quanta coisa legal, mas pra atender essa demanda de tudo conectado você precisa investir em uma uma boa banda larga. A Copel Telecom tem banda extra larga, com estabilidade de sinal que se mantém desde a origem (servidor) até o destino (modem da sua casa).

Conta também com a qualidade de 100% de fibra óptica pra turbinar sua navegação em banda larga, sem filtros e franquias, com o maior upload do mercado e entregando 100% da velocidade contratada.

Confira aqui os planos de banda extra larga de fibra óptica da Copel Telecom.

Fonte: Medium