Vista como uma grande vilã do aprendizado, a Internet mostra cada vez mais que pode ser uma grande aliada no desenvolvimento infantil.

Com a pandemia do Covid-19, ela se tornou a base da educação com a migração das aulas para um ambiente completamente online. Com isso, novas soluções surgiram para trazer ainda mais educação de forma fácil e descomplicada. Entre os destaques, estão aplicativos que ajudam a leitura, mas não substituem o trabalho de alfabetização desenvolvido por um professor qualificado.

Confira uma seleção de apps que ajudam os pais a acompanharem o desenvolvimento das crianças de forma lúdica, divertida e cheia de aprendizado!

Silabando

O nome já entrega: o aplicativo ajuda os pequenos a separar e contar as sílabas das palavras. A ferramenta conta com dois grupos, um mais simples e outro mais complexo. Com isso, cada criança consegue fazer parte da brincadeira conforme seu estágio de alfabetização.

O silabando conta com seis modelos de exercícios: formação de sílabas, identificação da parte que falta para formar uma palavra, acertar a sílaba questionada pelo aplicativo, ler palavras separadas por sílabas e contar o número de sílabas de cada palavra.

Playkids

O aplicativo é uma solução completa para facilitar o aprendizado, já que engloba diferentes conteúdos de educação e entretenimento. Por lá, é possível encontrar desenhos e jogos infantis e muito conteúdo educativo, como o Mundo da Leitura e o Aprenda em Casa. O aplicativo é pago, mas conta com um período de teste de três dias. Para quem quer realizar a assinatura, o valor é R$29,90 por mês ou R$199,90 por ano.

 Ler e contar

O Ler e Contar é perfeito para crianças que estão aprendendo a ler e dando os primeiros passos em operações numéricas. Além de apresentar o alfabeto e os números, o aplicativo ainda traz conteúdos envolvendo animais, instrumentos musicais, formas e cores.

Para desenvolver o aprendizado, várias atividades são disponibilizadas, como pintar um desenho ou descobrir as letras da palavra. O aplicativo está disponível em português, inglês e espanhol para incentivar o estudo de novas línguas.

Graphogame

Dinâmico e bem educativo: o Graphogame é um aplicativo do Ministério da Educação para ajudar no desenvolvimento dos pequenos. A brincadeira funciona da seguinte forma: cada fase traz uma ou mais letras que precisam ser tocadas assim que a criança ouvir. A diversão fica por conta da criação de um avatar personalizado.

Aprenda a Ler e Escrever

Conhecido por LetterSchool, seu nome em inglês, o aplicativo é focado na escrita. Quando toca em uma letra, a criança ouve uma palavra que começa com ela e ainda deve desenhar qual foi a letra dita.

Aproveite as oportunidades da Copel para garantir a melhor banda larga na sua casa e incentivar ainda mais a educação do seu filho!