Quem disse que seria fácil manter a rotina e, principalmente, a cabeça no lugar em tempos de isolamento social? A quebra dos nossos costumes diários tem consequências diferentes, conforme os gostos e até mesmo as manias de cada um. 

Existem aqueles que estão com dificuldade de fazer as refeições nos horários usuais, organizar tarefas e estabelecer horários de lazer. Outros sentem que trabalham mais (ou até menos) do que o habitual. De que lado você está?

Bom, na verdade não importa. A questão é que essas dificuldades por vezes fragilizam nossa saúde mental e o nosso bem-estar. Por isso, separamos alguns aplicativos para o seu smartphone que podem ajudar não só a melhorar o seu desempenho no trabalho, mas, principalmente, a sua saúde.

Afinal, utilizamos nossos celulares pra tantas coisas estressantes, principalmente durante a quarentena, que vale a pena testar apps que podem nos trazer alívio.

Ah, antes de começar a lista, fica aqui a informação que todos esses apps podem ser baixados gratuitamente e estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS. Agora sim, vamos lá:

Microsoft To Do

Começando pelo Microsoft To Do: o sucessor do app Wunderlist. Nele você pode personalizar o seu planejamento diário, adicionar subtarefas, programar lembretes e definir datas de conclusão, priorizar tarefas, anexar arquivos e muito mais. A proposta do To Do é facilitar o aumento da produtividade e diminuir o nível de estresse, vale a pena  testar e ver se funciona pra você.

Faboulous: Motive-me!

O próximo é o Faboulous: Motive-me! Premiado como App do Ano pelo Google, conta com um layout dinâmico e uma premissa muito bacana. Primeiro ele faz diversas perguntas ao usuário para saber um pouco sobre, seus hábitos, seus objetivos, sua personalidade, entre outros. Depois, o app utiliza essa informações para propor vários desafios que te ajudam a estabelecer uma rotina. Vale ressaltar que não são desafios simultâneos, a ideia é você cumprir um por vez, no seu tempo.

Headspace: Meditação e Sono

O Headspace: Meditação e Sono é mais um app que pode ajudar. Diferente das duas primeiras dicas que demos, esse aplicativo foca cem por cento na redução do nível de estresse, no estímulo da concentração e bem-estar em geral. O Headspace oferece exercícios de meditação e respiração, sleepcasts (podcasts desenvolvidos para melhorar o seu sono), músicas para dormir, entre outros recursos.

Lojong: Meditação e Mindfulness

Outra alternativa para você praticar meditação é o Lojong: Meditação e Mindfulness. Esse aplicativo oferece artigos e citações inspiradoras, um programa de Mindfulness para relaxar e reduzir o estresse e, também, vídeos animados e práticas para meditação. Assim como no Headspace, tem o propósito de auxiliar o seu foco e diminuir seu nível de ansiedade.

Rootd – Alívio de ataque de pânico e ansiedade

Pra finalizar a lista indicamos também o Rootd – Alívio de ataque de pânico e ansiedade. Conforme diz o nome, esse app serve como um assistente virtual que vai te acompanhar sempre que precisar. Cabe destacar que ele foi desenvolvido tendo em mente pessoas que sofrem com ansiedade e ataques de pânico. Mas, mesmo se você nunca passou por crises vale a pena tê-lo instalado seja como precaução ou para usá-lo de outras formas. Quando sentir necessidade, é só clicar no botão vermelho para ter suporte instantâneo em um ataque de pânico. Conta, ainda, com um guia de respiração profunda, meditação ativa, sons da natureza, lições, além de mostrar as suas estatísticas.

Curtiu as dicas? Esses apps podem ser valiosos para você na adaptação ao isolamento social e ao ritmo diferente quem vem junto com a quarentena. Ainda assim, vale reforçar a necessidade da busca por auxílio profissional no tratamento de doenças da psique. Se você está passando por um momento difícil, não deixe de procurar ajuda.