Se tem um jogo que é unanimidade entre os amantes de futebol, este jogo é o FIFA. Há 27 no mercado, o game é lançado anualmente pela Electronic Arts (EA) sobre a chancela EA Sports e é o único do segmento com licença oficial da FIFA. 

Um dos motivos que o fazem ser uma sensação mundial, é o fato de sempre trazer diferentes ligas nacionais e uma diversa gama de times e jogadores. Além disso, busca sempre atualizações conforme mudanças no esporte. Como exemplo, a inclusão de torneios femininos e a mudança do garoto-propaganda do jogo, que trouxe Lionel Messi e Cristiano Ronaldo em várias capas.

Além das expectativa pela capa da próxima versão, que sempre traz jogadores de destaque na temporada, os fãs do game ficam curiosos pelas mudanças que os desenvolvedores vão trazer – que vão muito mais longe do que o número de times, ligas ou jogadores. Por ser um jogo que reina sozinho, já que o seu concorrente mais próximo – o PES (Pro Evolution Soccer) – não tem  o mesmo realismo e jogabilidade, o FIFA acaba trazendo alguns detalhes que incomodam o jogador. Mas isso não é motivo para ser descartado, né?

Muito pelo contrário! As novidades e possíveis mudanças nos quesitos que não foram tão aprovados faz do lançamento do jogo um evento super aguardado. E é claro que não seria diferente com o FIFA21, lançado em setembro.

Por isso, separamos as maiores novidades na versão mais recente e ainda damos dicas para quem quer arrasar na versão 2021 do jogo queridinho dos amantes de futebol.

A principal mudança do FIFA21

Uma das atualizações da versão 2021 do game deve obrigar os jogadores a mudar um pouco a forma como costumavam conduzir seus times. Os ajustes na jogabilidade deixaram a partida mais lenta e trabalhada, priorizando a técnica e execução de passes. Para te ajudar, te contamos alguns truques:

Cuidado com a defesa!

O elemento mais modificado do FIFA21 foi o sistema de defesa. Agora, é preciso montar diferentes estratégias para posicionar os jogadores – e tomar decisões no meio tempo. Ou seja, ou invés de correr em direção ao adversário, vai ser necessário prever a possibilidade de gols bobos e pensar em diferentes formas para cobrir todos os espaços. 

O grande cuidado fica por conta do botão de desarme, que deve ser evitado já que eles estão mais difíceis do que nunca. No lugar dos botes, a dica é fazer com que os zagueiros pressionem os atacantes, tirando o espaço do adversário e se aproximando deles.

Conheça seus jogadores

Uma das funções mais negligenciadas merece uma atenção. Conhecer bem os atletas disponíveis é fundamental para a criação de estratégias de jogo. Entender suas características principais, perna favorita, velocidade, capacidade defensiva/ofensiva e melhores dribles e passes ajuda a tomar decisões mais assertivas durante a partida.

E mais do que isso: além de conhecer o jogador, é preciso saber qual a melhor hora para tirá-lo de campo. Afinal, assim como em uma partida real, o FIFA21 pede substituições para evitar desgastes e possíveis lesões dos jogadores. A dica é usar a substituição entre os 50 e 65 minutos de jogo – e não esqueça de olhar a barra de desempenho dos atletas!

Aproveite os novos chutes e dribles

A cada versão do jogo, as possibilidades de chutes e dribles ganham melhorias. Entre as novidades do FIFA21, está o drible ágil. Ele funciona melhor com jogadores mais habilidosos, como Messi, Sancho e Neymar. A função permite com que os atletas realizem toques curtos, dribles rápidos e assumam uma postura agressiva em busca de uma finalização. Para ser executado, basta segurar o R1/RB.  

No caso dos chutes, a atualização do game trouxe melhorias para as finalizações fortes de longa distância e para os chutes por cobertura. Ou seja, é melhor dar uma atenção especial para elas. No caso dos chutes mais distantes, a dica é optar por Cristiano Ronaldo, Messi ou De Bruyne. No caso das bolas com cobertura, espere um deslocamento do goleiro e finalizando apertando L1/LB.

Use as corridas criativas

Uma das novidades mais comentadas, as “corridas criativas” oferecem comandos para os jogadores que não estão com  a posse de bola. Pressionando o botão L1/LB, é possível pedir para outro jogador se livrar da marcação. Já o botão R1/RB permite com que outro jogador se movimente para uma opção mais segura de passe. Para finalizar este comando, é só passar a bola e apontar o botão analógico direito para uma determinada direção.

Teste suas habilidades

Antes de partir para a competição, é sempre válido testar as habilidades – e o FIFA21 permite isso! O modo “Jogos de Habilidade” é ótimo para dominar as novas técnicas e fundamentos. Por lá, os exercícios são divididos em categorias e liberados conforme pontuação. Já o “Modo Competitivo” é uma opção para quem gosta de maiores desafios. Na última versão do jogo, ele traz mais dificuldade com apoio da inteligência artificial.

Já sabe que para mandar bem no game é preciso de uma internet estável, né? A fibra óptica da Copel é a sua maior aliada para isso!