Nesse momento de incerteza é normal se sentir confuso, ansioso e perdido. Porém, não existem desculpas para deixar a nossa saúde mental de lado, porque, no fim das contas, ela que nos mantém firme para encarar a situação da melhor maneira possível. 

Mas como fazer isso em pleno isolamento? O YouTube pode ser um grande aliado na batalha contra o desânimo durante a quarentena, com os seus milhares de vídeos abordando os mais variados e inusitados conteúdos. 

Por isso, separamos aqui uma lista de canais da plataforma para você cuidar da sua mente, desopilar, se autoconhecer ou aprender. Você escolhe, o importante é tomar conta do seu bem-estar. Então, vamos a lista?

1. Mova 

A conhecida Monja Coen nos presenteia através do canal Mova, trazendo tópicos importantíssimos que tem como objetivo motivar a mudança interior, trabalhar com o autoconhecimento e mostrar o lado bom que toda situação adversa tem a ensinar. A budista está em parceira com a produtora de vídeos Mova, já conhecida por trazer esse tipo de conteúdo para a plataforma. Os ensinamentos da da Monja são únicos, uma ótima oportunidade para aprender. 

2. Nós da Questão 

O Tiago Lacerda – não, não é esse que você está pensando – é um psicólogo clínico que ajuda pessoa através do seu canal no YouTube: Nós da Questão. Criado com a intenção de dar voz aos sentimentos dos seus seguidores, o conteúdo aborda temas como dicas para o manter autocontrole em situações extremas ou adversas, de evitar o descontrole emocional em momentos de crise financeira e diversos outros assuntos super significativos nesse período. 

3. Luz da Serra 

Se você quer aprender a conhecer e controlar seu interior esse canal é ideal! Seu conteúdo traz meditações guiadas, dicas para pensar de maneira mais positiva e aprimorar suas atitudes em relação ao mundo. O responsável pelo projeto é o Bruno Gimenes, conhecido por ser um grande estudioso da espiritualidade, compartilhando seu conhecimento conosco através do YouTube, blog e palestras. Vale a pena conferir a palavra desse cara!

4. Musicoterapia 

Diferente do nosso amigo Bruno, o canal Musicoterapia, como o próprio nome indica, trabalha através da música e não da meditação guiada. A técnica se baseia em sons relaxantes de diferentes funcionalidades: controle da ansiedade, depressão, melhora da memória e até para dormir melhor. É só apertar o play e esperar o show acontecer.

5. Guilherme Pintto

O guilherme é gente como a gente e, por isso, fala no canal dele sobre os temas que estão presentes no nosso cotidiano, como: amor, pessoas e relacionamentos. Apesar de não ter formação na área, o Gui procura sempre finalizar seus vídeos com mensagens otimistas, construtivas e que alcance o coração dos seus espectadores. Um tópico muito trabalhado é o amor-próprio, indispensável nos dias de hoje. Dá uma passada lá e confere esse trabalho lindo. 

6 Relaxar e Meditar

O canal Relaxar e Meditar é um dos maiores do ramo de músicas relaxantes, disponibilizando gratuitamente suas composições no YouTube e alcançando quase 500 mil seguidores. Os autores explicam em sua descrição o motivo do sucesso: “Nós compomos músicas instrumentais especialmente elaboradas para estimular e favorecer o relaxamento, a meditação, a função cerebral e a concentração. Com o uso de ondas delta, alpha e theta o uso de nosso conteúdo disponível ajuda você a alcançar um estado natural de relaxamento que é perfeito para concentração, meditação ou sono profundo”. Vai nessa, namastê! 

Apesar da plataforma colaborar muito para nossa sanidade jamais devemos esquecer de procurar ajuda médica quando necessário, somente um profissional pode dar o diagnóstico e prover o tratamento da maneira correta. 

 Se, em algum momento, você sentir que precisa de apoio emocional pode entrar em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV) e conversar com um voluntário treinado de maneira anônima, sigilosa e com máximo respeito. Os canais de comunicação são os seguintes: 

  • Telefone: 188 

A ligação é gratuita e possui atendimento 24h. 

Via chat ou email.