Há alguns anos, muito se falava que o home office seria o futuro do mercado de trabalho. Hoje, podemos afirmar com toda a certeza que ele é o presente e seguirá assim por algum tempo.

Afinal, a pandemia do Covid-19 fez com que muitas empresas adotassem o modelo de trabalho em casa. Mesmo com a reabertura do mercado, situação em que a convivência em escritórios poderia voltar, muitas empresas escolheram manter o novo formato. 

Enquanto muitos enxergam apenas o lado negativo do trabalho em casa, como a falta de disposição e produtividade, outros entenderam que o modelo traz maior liberdade e consequente melhora nas entregas. Para estes casos, que não tem previsão de retorno para o escritório – ou que já sabem que não vão voltar mesmo – é preciso criar um ambiente dentro de casa para focar no trabalho, né?

Nos últimos meses, a situação que parecia ser temporária fez com que uma mesa qualquer na sala de casa funcionasse como escritório, né? A questão é que criar um ambiente adequado para o trabalho – e que não tenha tanto a cara de casa – ajuda a separar o momento profissional do momento lazer. E, com isso dito, nada de criar este espaço no quarto!

Para ajudar a mudar o ambiente de forma prática e rápida, reunimos 6 dicas que você precisa colocar em prática agora para criar um home office agradável e super produtivo!

Conforto – mas nem tanto!

Você já ouviu falar em ergonomia? Ela é responsável por deixar o ambiente agradável para o trabalho e até mesmo confortável, mas isso não quer dizer que está liberado trabalhar na cama, tá? 

A ergonomia preza por um ambiente limpo, fluido e sem muitas distrações. Então, independente do local que escolher para ser o seu escritório, certifique-se que ele vai estar sempre livre para que consiga manter a concentração.

Se for para investir em uma coisa…

É uma cadeira! Não pense em passar horas trabalhando no sofá ou na cadeira da sala de jantar. Escolha uma opção que conforte bem as costas para não gerar dores. A dica é escolher modelos com o espaldar alto e usar uma almofada para ajustar a altura do assento.

Qualquer mesa é válida?

Se conseguir um espaço da sua casa para ser a sua mesa oficial de trabalho, vai ser ótimo! Caso não tenha espaço livre ou ainda não queira investir em um móvel para o home office, opte por mesas que fiquem em espaços abertos ou próximas de uma janela. Evite ficar o dia inteiro trabalhando voltado para a parede ou de costas para uma porta.

Iluminação e tomadas

É claro que uma mesa perto da janela vai ajudar – e muito – a ter uma iluminação adequada, né? Se não for possível, um abajur já vai resolver. É só preciso ter uma atenção para que a iluminação não ofusque o olhar, tá?

Ao escolher o lugar com a melhor iluminação, não esqueça de se certificar que está perto de uma tomada! Afinal, elas são mais que essenciais para nos manter conectados com o trabalho.

Esconda os fios!

Chegou a hora daquela call bem importante e você deixou todos os cabos do seu home office aparentes? Não é a hora de correr para esconder, né? É fundamental que os fios estejam sempre organizados e, se possível, escondidos. Mais do que um cuidado com a reunião virtual, manter eles no seu devido lugar ajuda a manter o espaço de trabalho livre e, você, mais focado!

Plantas

O toque final fica por conta das plantas. Elas dão uma repaginada no ambiente e ainda levantam o astral! Além de trazer vida para o home office, também ajudam a melhorar a qualidade do ar. E mais: elas estimulam a criatividade!

Internet de qualidade

Organizou todo o ambiente e transformou uma parte da sua casa em home office? Mas a internet que você normalmente usava para o lazer está compatível com as demandas de trabalho?

Saiba que a banda larga da Copel é a opção ideal para dar conta de tudo! Assine já!