Mais uma década se passou e a gente se espanta ao pensar que 2010 aconteceu há 10 anos! Por mais que não pareça muito tempo, bastante coisa mudou de lá para cá, principalmente quando o assunto é tecnologia!

Quando paramos para pensar, não faz tanto tempo assim que consumíamos algum tipo de produto que hoje já é considerado extremamente ultrapassado. Alugar um DVD em uma locadora e esperar o horário de algum filme na TV ainda são lembranças frescas em nossa memória, né? Mas nos últimos 10 anos elas mal fazem parte da nossa realidade. E quem pensava que apenas um aparelho reuniria todas as nossas necessidades? Sim! O smartphone só se popularizou na última década!

Confira quais aparelhos tecnológicos bombaram nos últimos 10 anos

Smartphones

Há dez anos os primeiros smartphones começaram a se popularizar após o sucesso do iPhone. Hoje, praticamente não existem celulares que apenas façam ligações e o SMS foi substituído pelo WhatApp. As câmeras de aparelho substituem modelos mais profissionais e facilitam a publicação nas redes sociais e a tecnologia 4G permitiu com que toda esta troca de informação de fato acontecesse.

Aproximação

O NFC (Near Field Communication) foi criado em 2004, mas foi apenas na última década que fez sucesso. A troca de informação entre dispositivos sem o uso de cabos deu um passo mais longe do que o dado pelo Wi-Fi e Bluetooth, já que a tecnologia por aproximação permite uma distância menor.

Hoje, a tecnologia está presente nos smartphones e permite até mesmo o pagamento com cartões de crédito de forma simplificada. Outra tecnologia por meio da aproximação que chegou ao consumidor final nos últimos 10 anos é o padrão Qi, que facilita o carregamento sem fio de smartphones e fones de ouvido.

Internet das Coisas

Os dispositivos IoT são os que mais se destacaram na última década. Com a tecnologia, dispositivos se tornam inteligentes e facilitam a rotina. Lâmpadas, TVs e fechaduras podem conter a tecnologia, que faz das casas cada vez mais inteligentes.

Por mais que o conceito tenha surgido no inícios dos anos 90, a Internet das Coisas se tornou uma realidade para o consumidor final nos últimos anos, principalmente com a popularização da Internet.

4K e 8K

Hoje é comum ouvirmos o termo 4K, presente na maioria das televisões vendidas do Brasil. A tecnologia que traz maior resolução para as imagens de TV surgiu em 2004, mas apareceu, de fato, no mercado apenas na última década. Por mais que a qualidade de imagem tenha melhorado muito com a tecnologia 4K, a versão 8K também ganhou destaque nos últimos dez anos.

Testado nas Olimpíadas de Londres em 2012, o 8K já era suportado por algumas televisões em 2013, mesmo que ainda em formato experimental. Ele se tornou mais possível em 2018, quando a LG e a Samsung apresentaram modelos com a tecnologia.

Chromecast

Hoje as smart TVs já tornaram o dispositivo dispensável, mas há 10 anos ele era essencial na vida dos amantes de tecnologia, já que transforma qualquer TV em smart.

O dispositivo do Google fez tanto sucesso na década que ganhou inúmeros concorrentes, como o Fire TV Stick, Roku Express, Mi TV Stick e Apple TV. Para se manter relevante, foi anunciado, em 2020, que o aparelho contaria com controle remoto e novo sistema operacional para tornar o dispositivo ainda mais independente.

OLED e QLED

O LED transformou a relação de muitos com a iluminação e o OLED veio para fazer isso novamente. A tecnologia é a versão mais moderna do LED convencional e traz o diodo orgânico como matéria-prima. A novidade não conta com uma iluminação traseira geral, o que permite a exibição de cores mais vivas e maior brilho e contraste.

Como se não bastasse, a última década trouxe mais uma inovação para o segmento com o QLED. Ele conta com pontos quânticos e cristais que recebem energia de outra fonte e emitem frequências de luz com mais cor e contraste. 

Fique por dentro de todas as novidades do mundo tecnológico com ajuda da melhor banda larga. Contrate 300MB de Internet fibra óptica da Copel por apenas R$149,90.