A resposta é não. Mas vamos te dar uma dica que vai mudar isso. Uma das maiores críticas que o sistema Android recebe é a falta de segurança. O motivo? O sistema permite que você baixe aplicativos não listados na Play Store – e é aí onde mora o perigo, já que arquivos baixados diretamente da Internet podem ter fins maliciosos.

Mas este problema está prestes a ser resolvido!

O primeiro passo para baixar um APK, ou seja, aplicativo que não se encontra na Play Store, é alterar as configurações do seu dispositivo. Basta entrar em Configurações > Apps e notificações > Avançado > Acesso especial a apps > Instalar apps desconhecidos > Permitir desta fonte. A mesma configuração pode ser feita na hora em que estiver efetuando o download. Com isso, o seu aparelho vai liberar a instalação de um objeto estranho. 

Caso você esteja inseguro com a fonte de alguns APKs, existem algumas plataformas confiáveis que listam algumas lugares seguros para fazer downloads. 

O APKMirror é a opção mais simples, mas ajuda bastante. Já o XDA Labs e o F-Droid são bem parecidos com a própria Play Store e oferecem uma grande diversidade de aplicativos concluídos, em desenvolvimento ou em versão de teste.

Quem fica triste com as opções limitadas de app oferecidas pelo sistema Android, pode respirar tranquilamente e se aventurar no mundo dos APKs com segurança.