Nós da Copel sabemos que toda energia deve ser direcionada e bem gasta, acredite, de energia sabemos bem! E de internet boa também! Por isso, navegamos por esse mundo infinito que é a web procurando atividades para aproximar você e seu filhote enquanto estiverem no conforto de sua casa. 

Muitas vezes passamos por situações que não estamos preparados, férias prolongadas, quarentena, um feriado fora do lugar e por aí vai. E, ocasionalmente, isso também significa ficar com o seu pequeno em casa, cheio de animação e vontade de brincar. Para aproximar você e a sua família e, de quebra, ajudar no desenvolvimento infantil, separamos uma lista com as melhores atividades para pais e filhos realizarem em casa! 

  1. Cinco Marias

Nada Melhor do que ensinar seu filho as brincadeiras do seu tempo. Para jogar basta ter cinco saquinho cheios de arroz ou feijão posicionados em uma superfície plana, escolher uma pra jogar pra cima e tentar pegar outra do chão. Depois, jogue um e tente pegar mais dois, três e assim sucessivamente. Quem não conseguir, perde. 

  1. Telefone sem fio 

Essa é pra dar risada com a confusão. Para começar, alguém escolhe uma frase ou palavra e cochicha no ouvido da próxima pessoa da fila, e a próxima pessoa passa adiante o que ela entendeu. O último deve dizer em voz alta o que chegou até ele e se estiver correto, todos ganham! 

  1. Passa Anel 

Com todos os jogadores em círculo, o integrante com o anel escondido em suas mãos irá passar por cada um, escolhendo qual deles ficará com o objeto. Quando ele termina sua ronda, ele pergunta “com quem está o anel?”, quem acertar passa para a função de “passador” e se ninguém adivinhar o jogo segue o mesmo. 

  1. Piquenique 

Uma atividade divertida e interativa para passar o tempo e ter uma refeição diferente do usual. Posicione uma toalha grande de mesa no chão do seu jardim ou local amplo de sua preferência – ou melhor, do seu filho – e o cardápio pode ser variado, desde sanduíches e sucos até frutas e bolachinhas. Bon appetit!

  1. Amarelinha 

Em uma calçada ou superfície onde seja possível riscar, ajude seu filho a desenhar o formato clássico da amarelinha. Depois de tudo pronto, o jogador deve atirar uma pedrinha no primeiro quadrado e passar por ele – sem pisar no quadrado onde a pedra estiver – em um pé só e fazer o caminho de volta. Se ele obtiver sucesso, pode passar para o segundo quadrado fazendo o mesmo caminho! Quem se desequilibrar e pisar fora da amarelinha ou pisar no quadrado da pedrinha deve reiniciar sua jornada.

  1. Dança das cadeiras

Para remexer o esqueleto nessa brincadeira será preciso um número menor de cadeiras do que participantes, de forma que sempre sobre um quando a música parar. O jogo é assim: pessoas circulam pelas cadeiras enquanto a música toca, quando ela parar todos devem sentar em seus lugares. Quem sobrar está eliminado e retira uma cadeira, no fim, apenas um será o campeão. 

  1. Dicionário 

Considerado como um exercício mental divertido, o jogo do dicionário funciona da seguinte forma: um participante abre o dicionário em uma página aleatória e lê uma palavra. O primeiro dos demais integrantes a falar a definição ganha um ponto, sendo assim, ao final da rodada, quem tiver mais pontos será o vencedor.  

  1. Cabo de guerra

Ao contrário do Dicionário, o cabo de guerra beneficia os mais fortes fisicamente. Divididos em dois grupos, cada time puxará um lado de uma corda ou lençol. O objetivo é puxar até que, pelo menos, o meio da corda esteja do seu lado. Os que conseguirem essa façanha, ganham! 

  1. O mestre mandou 

Alguém deve ser nominado mestre e fazer com que seus “súditos” façam o que ele pede através da seguinte frase: “O mestre mandou…”, aqueles que fizerem o movimento sem que a frase inicial tenha sido dita perdem, o último que permanecer sob os comandos ganhará o jogo. 

  1. Caçada ao tesouro 

Para realizar uma divertida caçada ao tesouro você deve escolher um número x de objetos e escondê-los pela casa ou quintal. A fim de facilitar o trabalho, deverão ter pistas sobre os objetos em casa escondidos. No fim, quem coletar a maior quantidade de tesouro será o campeão.