Você está liderando sua equipe em Home Office ou faz parte de uma empresa que está trabalhando a distância? Se for o caso, existe a chance de você ou não estar satisfeito com o andamento das tarefas, ou simplesmente acreditar que pode melhorar. Por isso, trouxemos algumas ideias que podem ajudar você e seu time a tirarem o melhor proveito do escritório em casa.

Um ponto delicado que pode ser afetado pelo distanciamento social são as relações interpessoais. Sem o olho no olho, reuniões presenciais e os momentos de descontração, acabamos, naturalmente, ficando mais distantes uns dos outros e não há dúvida que as amizades no espaço de trabalho são benéficas ao desempenho dos colegas.

Como contornar isso? Bem, essa não é uma tarefa tão simples ou binária, mas existem sim algumas práticas que podem reanimar suas relações de trabalho e fazerem você não se sentir isolado. Então, aí vão algumas:

Converse com pelo menos um colega todos os dias sobre assuntos não relacionados ao trabalho

Em uma rotina normal, não precisa haver esforço algum para que essas conversas aconteçam, seja no elevador, nos corredores, enquanto aquece o almoço, enfim. Mas, online, interagir dessa forma acaba por tornar-se muito menos natural e recorrente.

Então, lembre-se de tentar trazer de volta aqueles papos que você curtia trocar com seus colegas nos intervalos. Vale tudo que seja divertido: filmes, séries, música, histórias engraçadas ou o que der na telha.

Garanta que sua comunicação é clara e objetiva

Sintonia é um fator de bastante importância para o andamento conciso das pautas por evitar retrabalhos e ajustes por falta de entendimento do que deve ser realizado. Utilize a clareza a seu favor para manter seu desempenho em dia e para que não seja necessário realinhar as tarefas.

Mantenha-se próximo dos seus gestores

Se você gostaria de evitar o ruído de informações que pode acontecer entre você e seus líderes por conta da falta de comunicação direta entre você e eles, seja proativo e peça para fazer um feedback semanal sobre o seu trabalho.

É crucial saber onde você pode estar falhando para que não haja a possibilidade de ser pego de surpresa com o descontentamento de um dos seus superiores. Além disso, dessa forma, você desenvolve os  benefícios de ter uma relação mais próxima e saudável.

Aproveite cinco minutos pré e pós reuniões para socializar

Sabe aqueles momentos no início das reuniões por vídeo em que todo mundo fica um pouco quieto e é difícil quebrar o gelo? Uma boa ideia é começar falando brevemente sobre um assunto alheio à reunião, como um costume esquisito que você desenvolveu durante a quarentena ou um fato inusitado que você descobriu na internet.

O importante é que seja criativo e interessante. Assim, você vai perceber uma alta no ânimo do pessoal durante a chamada. Ao final, se for adequado, é válido descontrair de novo para que ninguém saia desmotivado. Mas, lembre-se de garantir que esses momentos não tomem conta da reunião.

E falando em vídeochamadas, não ajuda em nada saber as boas práticas se se a internet e o programa que você utiliza para fazê-las não te ajuda. A Copel Fibra oferece alta velocidade e estabilidade de conexão para sua videochamada ser de primeira linha. Agora, se liga nessas dicas dos principais aplicativos gratuitos muito bons para fazer reuniões à distância:

Google Meet

Se você já fez uma chamada de vídeo, deve conhecer o Google Meet. Mas, vale a pena incluí-lo aqui no caso de haver alguma exceção lendo. Com o Meet, você faz ligações ilimitadas com até 250 pessoas simultaneamente. Conta também com a opção de compartilhamento de tela e legendas instantâneas.

Zoom

Outra ótima opção é o Zoom. Esse app te permite criar reuniões de até 100 pessoas ao mesmo tempo. Também conta com mensagens de texto ao vivo e compartilhamento de tela. Promete a melhor qualidade de vídeo e áudio tanto no Android quanto no iOS.

Guarde essas dicas, compartilhe com seus colegas e tente implementá-las no seu trabalho. Temos certeza que elas podem impulsionar o desempenho da sua empresa, além de reanimar as relações interpessoais dos colaboradores.