Use repetidores de sinal para ampliar a rede

Os repetidores de sinal são aparelhos que colocados em pontos com boa captação de sinal do modem, são capazes de emiti-los a uma distância ainda maior. O equipamento recebe o sinal do roteador e o amplifica, permitindo mais alcance.

Nesse exemplo, o seu roteador foi instalado na sala, porém na cozinha o sinal chega fraco. Para resolver o problema foi posicionado o repetidor no meio do caminho, entre os dois ambientes, com isso o sinal chegou melhor na cozinha.

Vale lembrar que o repetidor de sinal precisa ser compatível com a velocidade da internet contratada.

Afaste aparelhos que possam interferir no sinal do modem

Como o sinal que sai do roteador viaja por ondas de rádio, quanto menos barreiras físicas e interferências encontrar, melhor. Sendo assim, aparelhos como telefones sem fim, microondas, televisores, espelhos e até mesmo aquários podem comprometer o sinal.

Cuidados com o cabo

A fibra óptica é o que leva fisicamente o sinal da internet ao roteador. Por isso a importância de ter cuidado com o fio ligado ao aparelho. Qualquer quebra, dobra ou amasse do fio pode causar alguma interrupção no sinal e com isso a comunicação com a internet fica prejudicada.

O sucesso está nas alturas

Você deve ter percebido que emissoras de TV, rádio e operadoras de telefonia celular transmitem seus sinais de lugares altos. Na sua casa ou escritório não é diferente, o ideal é colocar o roteador em lugares mais altos. O ideal é que o aparelho esteja a 1,5 ou 2 metros de distância do chão. Assim é possível ter uma melhor distribuição de sinal para os demais cômodos.

Vizinhos espertos

Hoje em dia todo o cuidado é pouco! Não deixe a sua rede aberta. Bloqueie a conexão de terceiros. Sabe como é, quanto mais dispositivos estiverem navegando através do mesmo roteador, mas lenta será sua conexão.

Crie uma senha segura e eventualmente troque-a. Redes identificadas com seu nome, número da casa ou coisa parecida podem chamar a atenção de possíveis “invasores” indesejados.

Superdicas

Algumas circunstâncias podem deixar sua internet lenta como a proximidade com muitos metais e materiais reflexivos. Você pode perceber isso com a queda de conexão no banheiro (chuveiro, torneira, box, porta-toalhas, azulejo, espelho). Evite colocar seu roteador em ambientes com essas características.

Muitos aparelhos conectados também podem afetar sua qualidade de navegação, assim como o sinal de Bluetooth também pode interferir no Wi-Fi. Fique atento se há aparelhos ligados por Bluetooth e a quantidade de usuários simultâneos na sua rede.

E por fim, internet lenta pode não ser culpa da operadora o déficit na rede pode ser resultado de fatores externos. Como por exemplo o protocolo de conexão wireless e o sistema operacional do seu equipamento.

Lembre-se, sempre que precisar medir a velocidade da sua conexão acesse o Speedtest da Copel Telecom.

Ah! Ainda temos mais uma dica: para curtir uma boa conexão de verdade, Copel Fibra é fibra óptica de ponta a ponta, internet com velocidade e estabilidade. Aproveite e confira nossos planos.