Saber como criar uma senha forte é imprescindível na era da hiperconectividade. A cada dia, estamos acessando e seguindo mais canais, logando em mais redes sociais e mergulhando mais na internet. Por isso, criar senhas seguras e saber como gerenciá-las sem se perder é fundamental.

Por isso, o Blog Conecta trouxe esta matéria. Daremos a você 4 dicas de como gerar senhas seguras, a fim de que você não fique vulnerável a possíveis ataques. Então se liga e acompanhe a leitura.

1 – Diferentes senhas para diferentes contas

É comum usarmos a mesma senha para o facebook, twitter, instagram, e-mail e o que mais tivermos. Mas não é a opção mais segura. Pense que, se algum hacker identificar a sua senha do facebook, por exemplo, todas suas outras contas estarão comprometidas.

2 – Misture números, letras e símbolos

Essa dica é quase dispensável, já que a maioria das plataformas acessíveis por senha só permitem códigos que intercale esses elementos. No entanto, não custa nada reforçar: mesclando diferentes tipos de caracteres, sua senha fica cada vez mais única, diminuindo a probabilidade de ser detectada por possíveis invasores.

3 – Explore a tecla espaço

Pouca gente sabe, mas a tecla espaço pode ser uma aliada fortíssima na criação de senhas. Não é nenhuma novidade que o espaço conta como um caractere, mas nem todo mundo usa isso a seu favor. Sua utilização pode transformar senhas absurdamente óbvias em genuinamente fortes. Por exemplo: a senha “abcde” é fraquíssima, mas se você acrescentar alguns números, símbolos e espaços, ela muda completamente (em termos estratégicos). Confira: “2+3 abcde 2+3”.

4 – Use frases completas

Mesmo que pareçam óbvias, frases quase sempre serão mais seguras que palavras. Dentro de uma frase, você pode explorar um maior número de combinações dos itens citados no tópico 1. E não é preciso pensar em nada complexo. Novamente, usando de exemplo a senha “abcde”, podemos construir com essa “palavra” uma frase forte. Por exemplo, a frase “abcde e uma senha fraca” é uma senha forte.

Como lembrar das minhas senhas?

De nada adianta criar senhas fortes e seguras e não as administrar de maneira correta. Muitas pessoas, inclusive, abrem mão de pensar em combinações complexas porque isso exigiria uma maior atenção e memória. Por sorte, já existem muitos aplicativos que cuidam disso para você. Confira alguns deles.

Aplicativo para gerenciar senhas – qual o melhor?

É difícil dizer que o melhor aplicativo para salvar suas senhas. Muitos fatores devem ser considerados na hora de escolher o app certo. Trouxemos 3 opções para você comparar e decidir de vez qual usar para proteger seus códigos.

1 – LastPass

O LastPass é um dos mais famosos e confiáveis aplicativos de gerenciamento de senhas do mercado. Isso porque as senhas salvas nele por você ficam protegidas por uma senha mestra criptografada localmente, sincronizadas com qualquer outro navegador de internet. Baixe agora.

2 – 1Password

Conhecido por ser um “cofre digital”, o 1Password é um aplicativo para gerenciar senhas muito famoso. Nele, você armazena, além de senhas, dados pessoais, anotações e até o número do seu cartão de crédito. Sua versatilidade é referência entre os concorrentes, podendo ser utilizado nos sistemas Mac, Windows, iOS e Android. Acesse o site oficial e baixe agora.

3 – Dashlane

A compatibilidade com impressões digitais é um dos maiores diferenciais do Dashlane em relação a outros aplicativos para gerenciar senhas. Se você tiver um smartphone com um sensor desse tipo, suas senhas estarão superprotegidas. Além de senhas, você pode salvar notas e documentos. Clique aqui e faça agora o download.

Fontes:

https://www.apptuts.com.br/tutorial/android/apps-para-gerenciamento-de-senhas/