Todos os dias, milhares de novas empresas surgem no mercado de trabalho. O aumento da competitividade e concorrência fez com que empreendedores começassem a pensar em maneiras de fazer com que o seu negócio seja diferente dos outros. E isso é fundamental. No entanto, como fazer com que sua empresa se destaque no mercado de trabalho? Hoje vamos falar sobre duas estratégias de marketing para atrair e reter clientes. Você já ouviu falar em cross selling e up selling?

 

O que é cross selling

Sabe quando você acessa um site, compra um produto e ao lado aparecem sugestões que complementam o seu pedido? Isso é cross selling (ou venda cruzada). É uma estratégia de vendas que tem como objetivo melhorar a jornada de compra do cliente, proporcionando à ele uma experiência ainda melhor. Por exemplo, se o consumidor vai comprar um vestido no e-commerce, o site vai sugerir acessórios que possam combinar com ele. Ou se você vai comprar um tênis esportivo, pode ser que meias apareçam como sugestão. O cross selling oferece diversas vantagens, como:

 

  • Fidelizar cliente: o que um consumidor busca, em geral, é qualidade de serviços e bom atendimento. Se sua empresa usa a estratégia de cross selling, as chances de fidelizar o cliente são grandes, pois você mostra que se importa com quem está comprando, oferecendo à ele novas experiências. 
  • Jornada de compra do cliente: além de fidelizar clientes, você conquista novos também. Antes de comprar um produto, o consumidor tem o hábito de pesquisar bastante sobre ele. Por isso, usar a estratégia de cross selling é um grande diferencial. 

  • Aumento das vendas: estudos apontcross selling sua empresa pode ter aumento de 10% a 30% na renda.

 

 

O que é up selling

O up selling também é uma estrátegia para aumentar vendas. Nada melhor que, na hora da compra, ganhar um upgrade, né? O up selling nada mais é que oferecer ao consumidor a um nível avançado de compra. Por exemplo, o cliente está comprando um produto e você oferece um ainda melhor, por um pequeno aumento de preço. Ou, então, colocar seu cliente na contratação de um pacote VIP. Como já citamos acima, além de oferecer uma melhor experiência de compra, você também fideliza o cliente, aumenta suas vendas e consegue angariar novos compradores.

Como aplicar cross selling e up selling na empresa

  • Saiba quem é o seu público: usar os dados do CRM é essencial para obter essa informação com qualidade. Sabendo quem é o seu público, fica mais fácil de saber o que oferecer à ele. 
  • Treine sua equipe: um vendedor precisa entender e ouvir o cliente, para saber o que é melhor para ele. Forçar a venda não é legal e só trará más experiências para o consumidor.
  • Oportunidades: aproveite os meses com datas comemorativas como dia das mães, dos pais e natal. Fazer up selling nessas datas é importante.

Gostou do blog de hoje? Então o primeiro passo para começar a aplicar essas estratégias na sua empresa é contratar um bom serviço de internet. A Copel Telecom oferece diversas soluções em telecomunicações para empresas, como Internet Dedicada, Rede de Alta Velocidade, Data Center e Banda Larga Corporativa.