Uma das primeiras coisas que fazemos logo ao acordar é pegar o celular e dar uma olhada nas mensagens recebidas, redes sociais e abrir os sites de notícias para ver o que está acontecendo no mundo. E quem trabalha sentado em frente a um computador, certamente precisa acessar diversos sites durante o dia, né? Todos os sites que você acessa diariamente estão armazenados em servidores, que são computadores que estão alocados num lugar chamado data center. No blog de hoje você entenderá melhor o que é data center, para que serve um data center e quais as tendências para o futuro.

 

O que é data center

Conforme explicamos acima, os servidores ficam em computadores extremamente eficientes. Se acontece uma tempestade, por exemplo, e o computador é danificado, tudo o que está naquele servidor pode sair fora do ar. É por isso que esses computadores precisam de uma infraestrutura que garanta o funcionamento dos servidores. E esse lugar chama-se data center. Nós já falamos sobre isso especificamente no nosso blog. Clique aqui e confira.

3 tendências para o futuro do data center

  1. Sistema de armazenamento híbrido

Há anos os data centers passam por mudanças significativas, com a inclusão de novas tecnologias como Big Data e Internet das Coisas (IoT). Por isso, cada vez mais será comum encontrar sistemas de armazenamento híbrido e SSDs, pois são tecnologias com alta performance, que podem analisar e interpretar dados, além de melhorar o acesso aos arquivos e tornar todo o processo mais rápido, dinâmico e ágil.

2. IoT cada vez mais presente

Já comentamos aqui no nosso blog sobre o crescimento no número de empresas que investem em IoT. No data center não será diferente, porque a Internet das Coisas pode colaborar para tornar o data center mais seguro e ajudar na coleta de dados.

3. Novas profissões

Com as novas tecnologias entrando nesse meio, também será necessário profissionais capacitados. Por isso, a tendência para o futuro é que novas profissões surjam, como o arquiteto de IoT.

 

Como escolher um data center para minha empresa

Para um data center seguro, é preciso que o ambiente seja totalmente preparado para que seus equipamentos e sistemas estejam armazenados, protegidos e disponíveis 24 horas, todos os dias. A solução Colocation, da Copel Telecom, tem ar-condicionado para manter a temperatura adequada de todas as máquinas, o tempo todo; energia elétrica constante através do fornecimento com dupla redundância e geradores próprios e sistema anti-incêndio. Além disso, sua empresa tem outros benefícios, como:

  • Segurança 24 horas: seus equipamentos, sistemas e dados estão seguros contra furtos, roubos, incêndios e alagamentos. Isso, porque nossas instalações são preparadas para proteger o que é seu.
  • Tranquilidade e produtividade: com os equipamentos bem guardados e disponíveis para o trabalho, suas informações estão a salvo e sua equipe pode trabalhar mais tranquila. O foco do time vai para o que interessa.
  • Redução de desperdícios: sua empresa não gasta dinheiro nem energia de trabalho com correções de problemas significativos causados por um servidor desprotegido – como perda de equipamento e de informações, por exemplo.
  • Disponibilidade: nossa rede redundante ajuda a sua equipe a ter acesso às informações das máquinas com velocidade e segurança.

Quer saber mais? Clique aqui.

 

Conheça a solução Colocation, um serviço de hospedagem física de equipamentos, servidores e aplicações, que possui uma infraestrutura de energia, refrigeração, segurança patrimonial e controle de acesso, além de uma rede de dados totalmente redundante.

Saiba mais sobre o nosso Data Center, ligue: 0800 41 41 81. Conheça todos os nossos canais de atendimento e relacionamento!