Fim de ano é sempre assim: você encontra retrospectivas por onde quer que vá! Em 2020, a já tradicional retrospectiva do Spotify ganhou inúmeros compartilhamentos nas redes sociais. Um dos motivos foi a interface similar aos stories, promovendo interação com o usuário.

Outra ferramenta que também chamou atenção ao relembrar o que fez mais sucesso no ano que passou foi o Google. Anualmente eles informam os termos mais pesquisados, mas, na última divulgação, a interação esteve presente com mais força.

Em uma espécie de jogo, o Google deixa você escolher qual a curiosidade que deseja ver a seguir. A única certeza que temos é que o primeiro dado que você vai ver é que pesquisam envolvendo a comunicação das lagostas foi um destaque nas buscas mundiais. 

Quais foram os assuntos de maior interesse no Brasil?

Além das buscas mundiais, é possível filtrar as buscas por país. É claro que dúvidas envolvendo a pandemia do Coronavírus figurou entre os assuntos mais buscados. Outro tema de destaque foi as eleições nos Estados Unidos: o duelo entre Joe Biden e Donald Trump se encontra entre os cinco assuntos mais buscados pelos brasileiros em 2020. É claro que temas mais leves, envolvendo entretenimento e esporte, também fazem parte da lista, já que Big Brother Brasil 20 e NBA foram bastante pesquisados.

Veja a lista de buscas do ano completa:

1) Coronavírus

2) Auxílio emergencial

3) Eleições 2020

4) Eleições EUA

5) BBB 2020

6) Copa do Brasil

7) Google Classroom

8) Flamengo x São Paulo

9) Classificação Brasileirão série A

10) NBA

Mais diversão e conteúdo

Além dos termos mais buscados, o Google também reuniu outras pesquisas interessantes feitas pelos seus usuários. A plataforma ainda apresentou curiosidades e imagens a respeito destas principais pesquisas. 

Um dos termos que ganha destaque no Google é “O que é”. A partir dele, várias perguntas surgem, como o que é lockdown, o que é quarentena, o que é pandemia, o que é cadastro único, o que é coronavírus, o que é fascismo, o que é Pix, o que é yuzu, o que é sororidade e o que é Conar.

Outra pergunta comum foi “Como fazer”. A partir dela surgiram as seguintes dúvidas: como fazer máscara de tecido, como fazer álcool gel, como fazer o cadastro único, como fazer avatar no Facebook, como fazer o cadastro do auxílio emergencial, como fazer que as pessoas gostem de mim, como fazer dueto no TikTok, como fazer tie dye, como fazer live no Instagram e como fazer transferência pelo Pix.

Outra lista interessante divulgada pelo Google é quais foram as personalidades mais buscadas por lá. Donald Trump, Luiz Henrique Mandetta, Joe Biden, Sergio Moro, Kim Jong Un, Manu Gavassi, Andressa Suita, Rafa Kalimann, Babu e Jorge Jesus foram os famosos mais pesquisados. Quando se trata de personalidades, uma lista com as mortes mais buscadas também foi divulgada. Os nomes que fazem parte dela são Diego Maradona, Tom Veiga, Kobe Bryant, Naya Rivera, Flávio Migliaccio, Chadwick Boseman, Rodrigo Rodrigues, Fernando Vanucci, Arnaldo Saccomani e Moraes Moreira.

Quando se trata dos acontecimentos de destaque no Brasil em 2020, os que mais foram buscados foram Coronavírus, Eleições 2020, Eleições EUA, Caso Mariana Ferrer, Nota de 200 reais, Nuvem de gafanhotos, Caso Padre Robson, Greve dos Correios, Explosão em Beirute e Morte de George Floyd.

É claro que o Google também reuniu o que mais divertiu os brasileiros em 2020. Quando o assunto é jogos, os que se destacaram foram Among Us, Valorant, Fall Guys, Genshin Impact, The Last of Us 2, Minecraft Classic, Free Fire, PUBG (PlayerUnknown’s Battlegrounds), FIFA 21 e Call of Duty: Warzone.

Já os filmes de maior sucesso na plataforma de buscas foram Pantera Negra, 365 dias, Milagre na Cela 7, Parasita, Frozen 2, 1917, Nasce uma Estrela, O Poço, Enola Holmes e Minha Mãe é uma Peça 3. Por fim, as séries mais pesquisadas foram The Witcher, Cobra Kai, Anne with E, Manifest, Elite, Emily em Paris, Vis a Vis, The Umbrella Academy, Bom dia, Verônica e A Maldição da Mansão Bly.

Aproveite os 300MB de banda larga da Copel por apenas R$149,90 para conferir as principais buscas no Google de 2020 e contribuir para a retrospectiva de 2021!