Na última quinta-feira (15), o Facebook anunciou sua forte integração com o Instagram através da união do Direct com o Messenger. A atualização permite que os usuários conversem entre si por meio de um só programa, sem precisar alternar aplicativos. Interessante, não é mesmo?

Para aderir a essa novidade basta entrar no Instagram, ir às mensagens diretas e clicar em “atualizar”. Dessa forma, você vai permitir a união dessas duas redes sociais, alterando o ícone do canto superior direito para o símbolo do messenger e desfrutando de todos novos recursos disponíveis. 

Mas fique tranquilo, toda essa mudança não altera sua lista de amigos e muito menos a sua privacidade. Pelo contrário, a junção dos bate-papos promete uma maior segurança, já que o usuário possui controle integral de quais mensagens podem chegar até ele. Por exemplo, é possível movê-las para a lista principal, para a aba de solicitações ou, inclusive, não recebê-las. 

Sem mais delongas, vamos aos recursos:

  • Respostas e reações

Agora você pode responder a uma mensagem específica no Instagram, assim como no Messenger e WhatsApp, apenas deslizando para o lado direito. Além disso, é possível reagir às mesmas com qualquer figurinha do seu teclado.

  • Figurinhas a partir de selfies com efeitos hilários: 

Agora você poderá criar figurinhas – literalmente – com a sua cara, sem precisar de aplicativos extras ou fotos do rolo da câmera: basta clicar no ícone de adesivo e ir para “selfie”. Você pode usar o “sticker” criado apenas em uma conversa ou pode salvá-lo para reagir da maneira mais divertida em qualquer bate-papo.

  • Encaminhamento

Apesar de parecer banal, o encaminhamento de mensagens ainda não era uma realidade desse aplicativo. Porém, após a atualização, é permitido compartilhar mensagens com até cinco amigos ou grupos. Será que o nosso WhatsApp vai perder para o irmão Instagram? 

  • Alteração das cores do bate-papo

Sem dúvida, a modificação mais divertida foi a possibilidade de alterar os temas e cores das conversas e grupos do “ex” direct. Temas como “amor”, “sushi”, “orgulho LGBTQI+” e vários outros estão disponíveis para tornar a experiência com o aplicativo muito mais personalizada e singular. 

  • Assistir juntos

Reunir a galera para assistir aquele jogão nunca foi tão fácil, a partir da atualização será possível ver vídeos do Facebook Watch e IGTV durante uma chamada de vídeo com quem você quiser. E também há boatos de que haverá, em breve, uma integração com o Reels, rival do TikTok. 

  • Controles de mensagens

Como já citamos no início da matéria, agora você pode decidir quem entra em contato com você e o que você fará com a mensagem. 

  • Denúncia e bloqueio

Apesar desse novo controle de mensagens, sempre é possível se decepcionar. Caso alguma conversa seja desagradável, ameaçadora ou preconceituosa, você pode denunciar o diálogo inteiro ou mensagens específicas graças a nova Central de Contas. Além disso, Instagram e Messenger também darão sugestões proativas de bloqueio.

  • Mensagem no modo temporário

Se você curte uma conversa privada vai adorar o modo temporário, nova modalidade de troca de mensagem do Instagram. Quando ativado, as mensagens vistas e enviadas desaparecerão no momento em que você fechar o bate-papo. Para ativá-lo, arraste para cima em qualquer conversa e aproveite.