Alguns objetos tiverem uso intensificado durante a pandemia do Covid-19. Um deles é o computador. Essencial para trabalhos e reuniões online e para manter os estudos em dia, o computador ganhou um espaço especial em muitas casas – e em muitos corações.

Se só de pensar em seu computador estragando você já fica nervoso, precisa ficar atento às próximas dicas! Afinal, ele é uma ferramenta de grande importância e é fundamental saber o momento correto de trocá-la.

Preciso mesmo trocar o meu computador?

Se você usa o mesmo computador há muito tempo, a resposta é sim! É melhor ter cuidado porque seguir com um computador antigos pode acabar saindo mais caro do que comprar um novo.

Por isso, é preciso ficar de olhos nos sinais que a ferramenta te dá. E mais do que isso: aceite os sinais! Se percebeu alguns deles, não pense duas vezes e tome a decisão mais segura: troque o seu computador!

O seu computador já foi melhor?

Perceber que a máquina não apresenta um desempenho tão satisfatório como costumava pode ser um alerta. Mesmo que ele não seja tão antigo, se ele não responde tão bem do que você espera, talvez a troca completa do computador seja a solução.

Esta situação normalmente acontece quando algumas máquinas precisam trabalhar com programas mais pesados, como jogos ou softwares de edição. Esse exigência de maior processamento pode não ser resolvida com atualizações de sistema e, caso seja, pode sair mais caro do que investir em uma nova máquina fabricada para atender a suas demandas.

Trava o tempo todo

Além de acabar com a paciência de muitos, travamentos e lentidão podem ser um indicativo de que a vida útil da sua máquina está chegando ao fim. Esta questão até pode ser resolvida com atualizações de sistema, mas talvez não seja tão eficaz. Por isso, se o seu computador costuma travar ou funcionar de maneira lenta, considere investigar. Softwares corrompidos, componentes antigos e manutenção da máquina podem estar causando o incômodo.

Se o seu computador tem mais de 5 anos de uso, considere investir em um novo. Por mais que pareça um preço alto, a idade avançada da máquina pode trazer prejuízos a longo prazo.

Problemas com atualizações

Se a sua máquina não recebe mais novas atualizações, enfrente isso como um sinal. Além de comprometer a saúde do seu computador, a falta de atualizações podem afetar a segurança dos dados armazenados no objeto. Quando um sistema passa muito tempo sem receber atualizações, ele fica sujeito a ataques maldosos e pode se tornar mais lento e travar bastante.

Mesmo que você siga recebendo atualizações do seu fabricante, ainda não é um motivo para respirar aliviado. Muitas atualizações visam resolver problemas de lentidão e travamento, mas alguns componentes podem perder o suporte de atualização. Entre eles, está a placa-mãe, a memória e o processador. Por isso, se perceber que nenhum de seus problemas foi resolvida com uma atualização de hardware, saiba que talvez precise investir em novas peças ou até mesmo em um novo computador.

E agora, o que eu faço?

Se disse sim para um dos problemas anteriores, busque um técnico para analisar a sua máquina. Talvez os reparos não saiam tão caros quanto o esperado. Mesmo assim, é bom ficar atento aos sinais que o computador te dá. No fim das contas, investir em um novo pode ser mais barato do que gastar com inúmeras atualizações e novas peças, né? 

Agora que os problemas da sua máquina foram resolvidos, garanta uma boa internet para combinar com o funcionamento dele! A opção é contratar os 300MB de velocidade da Copel Telecom por apenas R$149,90