Você sabia que agora o Facebook tem uma plataforma de stream de games? Se você curte assistir transmissões ao vivo, ou tem a intenção de começar a produzir o seu próprio conteúdo, chegou ao lugar certo!

Separamos as principais informações básicas que você precisa saber sobre o novo Facebook Gaming, seus recursos, como ganhar dinheiro na plataforma e fazer streams de forma independente. Então, aí vai:

Como começou o Facebook Gaming

Em abril de 2018, o Facebook lançou no Brasil uma ferramenta de transmissão ao vivo específica para gamers. O Facebook Gaming chegou para dar destaque aos criadores de conteúdo que transmitiam gameplays pelo Facebook Live e concorrer com outras plataformas grandes nesse meio como a Twitch e o Youtube.

Além dos streamers independentes, organizações e campeonatos de esportes eletrônicos, como Counter Strike: Global Offensive, Dota 2 e Fortnite, também transmitem seus eventos pelo site.

Com a sua vasta quantidade de usuários, o Facebook promete aos streamers maior audiência e engajamento. Por isso, lançou seu próprio programa de parceria pelo qual torna-se possível a monetização das visualizações.

Apesar da Twitch ainda ser o líder em números de streaming, e o Youtube nos vídeos pré-gravados, o Facebook aparece como uma nova opção bastante interessante.

Quais os recursos oferecidos

A página inicial da plataforma apresenta aos espectadores quem está ao vivo no momento, jogos populares para assistir, clipes mais relevantes da semana (vídeos curtos de transmissões que fizeram sucesso), streamers sugeridos para seguir e curtir, transmissões recentes e busca de criadores e jogos específicos.

Os visualizadores também podem interagir com a stream curtindo, compartilhando, participando do bate-papo ao vivo e gerando clipes instantâneos de 60s das transmissões.

Como ganhar dinheiro com o Facebook Gaming

A opção de monetização do conteúdo é disponível somente aos parceiros integrados ao Programa Level Up. As transações circulam na plataforma pelas Facebook Stars.

Esta função permite que o espectador de um streamer compre estrelas, que valem US$ 0,01 por unidade, e doe para o produtor de conteúdo. As doações são exibidas no chat através de um alerta que exibe o nome do viewer e a quantia enviada.

Os pagamentos das estrelas são depositados na conta do streamer em 60 dias após o fim do mês, que pode sacar a partir do momento que o montante arrecadado alcance o valor de US$100,00.

A partir do momento que torna-se parte do Level Up, o criador de conteúdo desbloqueia também a opção de transmitir em Full HD.

Como fazer parte do Level Up?

Para participar do programa de criadores, você deve ser maior de idade, criar  uma página de criador de conteúdo de vídeo de jogos (ou converter uma página existente) e ter 100 seguidores.

Também é necessário fazer streams de conteúdo de jogos de 2 horas cada, pelo menos dois dias  durante um período de 14 dias consecutivos.

Segundo o próprio Facebook, depois de cumprir os requisitos, sua página e conteúdo serão analisados para garantir que atendam aos padrões da comunidade e às Políticas de Monetização para Parceiros.

Se atender aos padrões, você poderá receber um convite para o Level Up. O status do Level Up pode ser revogado a qualquer momento. Novos conteúdos serão analisados para garantir que não violem nossos padrões.

Como fazer uma transmissão ao vivo no Facebook Gaming

  1. Acesse o site oficial do Facebook Gaming;
  2. No menu localizado na parte superior, selecione a opção “Stream”;
  3. Clique em “Começar”;
  4. Insira um endereço de e-mail válido e clique em “Enviar”;
  5. Preencha os dados solicitados para concluir o cadastro;
  6. Clique no link “Criar uma página de Criador de vídeos de jogos” e monte sua página de transmissão no Facebook;
  7. Você será redirecionado para uma nova página, onde deverá escolher o nome e a categoria da página de transmissão;

Configure um programa de transmissão (XSplit Broadcaster)

  1. Baixe o XSplit
  2. Abra o XSplit Broadcaster no seu computador.
  3. Faça o login ou cadastre-se no programa;
  4. Escolha a página onde irá fazer as transmissões pelo programa;
  5. Crie uma nova conta, ou utilize sua conta XSplit para entrar no programa de streaming;
  6. Na pagina inicial do XSplit, abra o menu “Transmissão”;
  7. Clique em “Configurar uma nova saída” e selecione a opção “Facebook Live”;
  8. Na aba “Propriedades do Facebook Live”, ajuste as configurações de acordo com as características do seu computar, suas preferências e as regras do próprio Facebook.
  9. Clique em em “Save & Close”;
  10. Na seção” Fontes”, no canto inferior esquerdo, selecione “Adicionar fonte”;
  11. Na opção “Game Capture”, escolha a opção “Detecção automática”. O aplicativo irá capturar a tela do jogo que está em execução;
  12. Para personalizar seu layout de exibição, selecione “Adicionar fontes” e inclua textos, imagens e até mesmo sua webcam na transmissão;
  13. No menu superior em “Transmissão”, selecione o seu canal da Facebook Live;

Como fazer uma transmissão pelo App do Facebbok Gaming

  1. Acesse a Google Play Store e realize o download do aplicativo do Facebook Gaming.
  2. Abra o aplicativo e faça login com sua conta no Facebook;
  3. Pressione “Continuar”;
  4. Na página inicial, clique em “Transmitir ao vivo”.
  5. Clique em “OK” para autorizar o Facebook Gaming a se sobrepor aos demais apps;
  6. Clique em “Mostrar todos os aplicativos” e clique no símbolo de mais (+) para adicionar os jogos que deseja transmitir;
  7. Selecione o jogo a ser transmitido;
  8. Clique em “LIVE”, na parte superior da tela;
  9. Autorize (ou não) a gravação de áudios;
  10. Pressione “Iniciar a transmissão ao vivo”;

Via Facebook Gaming