Com a família toda em casa durante a quarentena, os pais sentiram a necessidade de descobrir novas formas de entreter as crianças. Foi aí que a internet se tornou uma grande aliada – seja para divertir ou ajudar na educação dos pequenos. Para solucionar este problema, o Google lançou, no final de agosto, o Google Kids Space.

A plataforma, disponível para tablets com Android, reúne todos os conteúdos familiares do Google em um único lugar. Deste modo, as crianças têm acesso a um mundo pensado especialmente para elas. Aplicativos e jogos selecionados por professores, biblioteca com diversos livros gratuitos e vídeos educativos e de entretenimento podem ser encontrados no Google Kids Space

Segurança em primeiro lugar

Um dos motivos para o desenvolvimento da plataforma foi proteger as crianças do vasto conteúdo digital. Como muitos ganham seus primeiros aparelhos tecnológicos ainda muito pequenos, os cuidados com a segurança e privacidade na internet acabam passando despercebidos. 

Dentro do Google Kids Space, os responsáveis pelos pequenos conseguem limitar o acesso a determinados conteúdos e determinar quais são os parâmetros seguros para a navegação da criança. Sendo assim, alguns acessos podem se tornar bloqueados conforme a classificação imposta. Além disso, é possível escolher os interesses do baixinhos, assim as opções ficam mais personalizadas e, é claro, dentro dos limites de segurança.

Como funciona o Google Kids Space

Antes do lançamento, o lugar seguro para crianças era o Youtube Kids – ou até mesmo o Family Link, que permite o monitoramento de navegação. Além de reunir todos estas plataformas, a novidade dá uma maior sensação de liberdade para os pequenos e desperta uma curiosidade natural, já que permite uma nova experiência. Entre os destaques, está a possibilidade de criação de um avatar próprio.

E esse avatar é o que comanda a brincadeira. A partir dele – e dos interesses cadastrados – um mundo mágico surge para os baixinhos. Com isso, novas afinidades podem surgir, desenvolvendo não só o lado lúdico, como também o perfil exploratório e racional. Segundo Mindy Brooks, diretora de UX para Crianças e Famílias no Google, “elas podem ler sobre seus dinossauros favoritos, assistir a vídeos ensinando como fazer um doce ou descobrir novos hobbies”.

Toda a experiência é construída por meio de uma plataforma colorida criada especialmente para chamar a atenção do público-alvo e despertar sua criatividade. Além das opções sugeridas pelo Google, a interface oferece um menu para que os pais adicionem aplicativos específicos que não foram sugeridos pela empresa.

Ainda não, Brasil

Infelizmente, as crianças brasileiras não podem aproveitar a novidade, já que a plataforma ainda apresenta algumas limitações. O Google Space Kids é compatível apenas com alguns modelos de tablet da Lenovo e ainda não foi lançado no Brasil. Mesmo assim, ainda podemos ter esperanças! O Google afirmou que, em breve, a plataforma deve estar disponível para todos os usuários.

Não deixe de aproveitar todos os benefícios da internet. Com a fibra óptica da Copel a diversão é garantida, assim como a estabilidade para realizar aquela reunião online. Aproveita agora os 300MB de velocidade por R$149,90.