Robôs e máquinas que têm o poder de tomar decisões, solucionar problemas e melhorar a qualidade de vida da população. A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que tem como objetivo fazer com que máquinas possam pensar e resolver problemas como humanos. Para isso, existem diversos profissionais, em todo o mundo, trabalhando para melhorar essa tecnologia que já é presente no nosso dia a dia.

Segundo uma pesquisa feita pela empresa de consultoria Gartner, nos últimos quatro anos cresceu 270% o número de empresas que aplicam a inteligência artificial em seus negócios. Mas como você pode aproveitar essa tecnologia para gerar impactos no seu negócio? É sobre isso que vamos falar no blog de hoje. Confira:

O que é Inteligência Artificial

Muitas pessoas acreditam que a IA é algo recente. Mas, na verdade, os primeiros estudos dessa tecnologia surgiram em 1956, quando John McCarthy, professor de uma universidade nos Estados Unidos, reuniu uma equipe de cientistas para encontrar uma forma de ensinar as máquinas a utilizarem a linguagem e o pensamento de humanos para solucionar problemas. De lá para cá, inúmeras descobertas foram feitas por diversos profissionais. E então chegamos no cenário de 2020, onde a IA está presente em grande parte das empresas e na vida de milhares de pessoas. Inclusive, sabe aquela assistente de voz que seu celular tem? Isso é um exemplo de Inteligência Artificial.

Vantagens da IA para os negócios

A empresa que não se adequa a realidade de automatização de processos e de indústria 4.0, certamente ficará para trás. Entre as vantagens da IA para os negócios, estão:

  • Redução de custos: a longo prazo sua empresa reduzirá os custos, pois a IA pode simplificar alguns trabalhos que pessoas realizam, eliminando a necessidade de ter um humano para trabalhar em determinada função. Dessa forma, você pode alocar esse funcionário para outro setor da empresa.
  • Automatização dos processos: a partir do momento que você automatiza, você também está agilizando o processo.
  • Redução de refação: humanos erram, é normal. E é claro que nem sempre as máquinas conseguirão fazer um trabalho perfeito. No entanto, a IA reduz a refação de trabalho.
  • Horas de trabalho: as máquinas podem trabalhar por longas horas, sem precisar pausar. Isso é ganho de tempo e dinheiro para o seu negócio.
  • Inovação: aplicar a IA no seu negócio é inovar, modernizar e mostrar para a concorrência que você está na frente.

Muitas pessoas se preocupam que a tecnologia substitua o trabalho do ser humano. E é claro que algumas funções tendem a acabar, mas sempre será necessário que profissionais capacitados estejam neste cenário. Por isso, é preciso reinventar e também investir na qualificação dos funcionários da sua empresa.

 

Como aplicar a IA no seu negócio

  1. Chatbots

Chatbot é um assistente virtual (software de trocas de mensagens), que facilita muito o processo da empresa. É possível usar o chatbot para realizar o primeiro contato com o cliente e pegar informações como nome, e-mail, telefone e o que a pessoa precisa. Dessa forma, quando o atendente (humano) entrar em contato com o cliente, ele poupará tempo, pois já terá as informações básicas, e poderá realizar o trabalho mais rápido. Além disso, em muitos casos o chatbot consegue solucionar problemas do consumidor, sem precisar acionar uma pessoa.

O chatbot pode ser usado por qualquer empresa, desde pequena a grande.

  1. Recursos Humanos

            Recursos Humanos (RH) é um dos setores mais importantes de uma empresa, pois o profissional é responsável não só pela contratação assertiva de profissionais, como também por manter um bom ambiente de trabalho e gerir as pessoas. No entanto, é difícil realizar todo esse trabalho e ter um apoio é sempre bom, né?

Hoje, existem máquinas que analisam o perfil de candidatos a uma vaga de acordo com o que a empresa deseja. Facilita o trabalho e agiliza o processo. Dessa forma, nas próximas fases o profissional de RH elimina quem não tem perfil para a vaga em aberto.

  1. Financeiro

Atividades como análise de alguns dados podem ser feitas por softwares, eliminando, por exemplo, a necessidade de passar horas preenchendo planilhas.

 

Antes de aplicar a Inteligência Artificial no seu negócio, é preciso ter uma internet de qualidade. Por isso, seja um cliente Copel Telecom! Conheça nossos planos.