Você conecta sua internet, faz o speed test para medir sua velocidade e vem o resultado: está abaixo do prometido. Sabia que esse déficit pode ser resultado de fatores externos ao serviço da operador? Nesta matéria do Blog Conecta que vai conhecer alguns motivos que podem estar deixando sua internet mais lenta.  Listamos 3 motivos que podem estar interferindo para você aproveitar 100% da sua internet. Então se liga na leitura e vamos lá!

1 – Protocolo de conexão wireless

Equipamentos que utilizam Wi-Fi possuem seus limites próprios de banda. Por exemplo, se a placa do seu notebook só conseguir se conectar a apenas 72MB, por mais que você contrate 150MB de internet, seu computador só conseguirá rodar em 72MB.

Isso acontece por conta da diferença entre os protocolos, que são as especificações desenvolvidas pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) para a tecnologia wireless (sem fio).

Essas especificações existem para garantir que todos os aparelhos consigam se comunicar entre si utilizando a mesma tecnologia. É por isso que, muitas vezes, o speed test da Ookla registra menos internet que o prometido.

2 – Sistema Operacional

O sistema operacional (S.O) é o programa que permite que seu dispositivo seja utilizado. É como se ele fosse o cérebro e o aparelho (hardware) fosse o corpo. É o S.O que dá ordens e faz a ponte entre o usuário e as funcionalidades do dispositivo.

Portanto, se o sistema operacional estiver desatualizado, ele não estará apto a atender às demandas necessárias. Com isso, automaticamente seu funcionamento (e o da internet) serão mais lentos. Por isso, é muito importante manter seus softwares atualizados sempre.

3 – Posição do modem

É muito importante que o modem esteja em uma posição na casa que permita uma dissipação plena de suas ondas. Ou seja, é preciso deixá-lo em um local aberto e, de preferência, alto. Não é à toa que lançamos nas redes sociais a campanha #MeuModemBonitão, falando da importância da posição do aparelho.

Guardar o modem em armários, por exemplo, é uma maneira de limitar o desempenho de sua internet. Outro ponto importante a verificar é a posição da antena. Não existe uma forma certa de deixa-la, mas a mais recomendada é mantê-la na vertical.

Em casas de dois andares ou mais, no entanto, a posição horizontal é a melhor, já que as ondas se propagam de forma paralela à antena. Ou seja, deixando-a deitada, as ondas se distribuirão com mais intensidade para os andares superiores.

Conclusão

É muito importante levar em conta todos esses fatores e investigar o que pode estar deixando a sua internet mais lenta. Caso você verifique esses aspectos e perceba que o problema não se relaciona a eles, entre em contato com a gente pelo telefone 080041418100.

Fontes:

https://www.minhaconexao.com.br/blog/o-sistema-operacional-influencia-na-velocidade-da-internet/

https://seguranca.uol.com.br/antivirus/dicas/curiosidades/por_que_e_importante_sempre_atualizar_softwares_navegadores_e_sistemas_operacionais.html#rmcl

https://www.techtudo.com.br/listas/2018/05/oito-coisas-que-podem-deixar-o-seu-computador-lento.ghtml