Desenvolver novas habilidades ou novos hobbies é uma ótima maneira de manter a saúde mental e desopilar do mundo lá fora. Porém, muitas vezes nos vemos incapacitados de produzir uma nova tarefa devido a falta de ferramentas ou recursos para concluir a mesma. 

Um dos passatempos mais divertidos é aprender a fotografar e, hoje em dia, essa prática se tornou ainda mais prazerosa em função da facilidade que se tem em tirar uma foto. Contudo, nem sempre elas saem da maneira que esperamos, sempre tem um olho vermelho aqui, um intruso ali, um borrão acolá para atrapalhar a pic. 

Portanto, trouxemos uma lista com 8 aplicativos gratuitos famosíssimos que vão te ajudar a se tornar o mestre da edição de fotos e nunca mais sofrer com essas dificuldades mundanas. 

#1 VSCO

Muito similar ao Instagram, o app VSCO traz um número considerável de filtros – todos incríveis, diga-se de passagem – além de conter as configurações necessárias para edição: contraste, brilho, temperatura e correções de imagem. A qualidade da após o tratamento é inigualável, e o melhor de tudo é que você pode baixá-lo em sistema Android ou IOS de graça. 

#2 Snapseed

Esse é pra quem curte edições avançadas e já “manja” do negócio, pois dentre as suas capacidades existe possibilidade de criar um filtro único e personalizado! Ele também contém o básico de edição, como corte, aplicação de molduras e efeitos. O app desenvolvido pela Google é famoso pela sua qualidade profissional inegável, acima de tudo por disponibilizar essa ferramenta excelente também gratuitamente. 

#3 Adobe Photoshop Express

Como o nome indica, o app promete trazer todos os recursos do Photoshop para a tela do seu smartphone, a fim de que o processo de edição seja mais rápido e intuitivo. O seu diferencial está na seção de filtros automáticos que identificam o que melhor se aplica a sua imagem, acabando com a sua indecisão na hora de escolher o efeito. 

#4 Adobe Photoshop Lightroom CC

Para os profissionais da fotografia ou para aqueles que desejam se tornar profissionais o Lightroom CC é o mais recomendado. Sua maior vantagem em relação ao seus concorrentes se dá na sua simplicidade, mesmo que com suas incontáveis ferramentas. Ele também conta com exclusividade, sendo um dos únicos que é compatível com arquivos RAW, formato comumente utilizados por profissionais da área. 

#5 Adobe Photoshop Fix

Viajou para aquele lugar lindo e na hora de tirar a foto apareceu alguém ao fundo estragando tudo? Não passe por isso outra vez com o Photoshop Fix, o app tem como objetivo remover ou corrigir qualquer aspecto da foto. O mais sensacional a respeito dele está na sua ferramenta chamada “Dissolver”, capaz de reconhecer automaticamente os rostos e ajustá-los com tamanho, cor e posição ideal. 

#6 Foodie

Alô, fãs de comida? Corram aqui! Suas fotos gastronômicas nunca mais serão as mesmas com esse aplicativo exclusivo. O Foodie não é muito diferente dos editores comuns e se compara até mesmo com o Instagram, porém ele possui uma peculiaridade. Seus filtros não muito especiais a primeira vista, porém, quando se coloca foto de comida tudo se transforma. O objetivo do app é justamente esse: melhorar o aspecto do seu prato e tornar aquela refeição devidamente memorável. 

#7 Cupslice Photo Editor

O único da nossa lista que é exclusivo para Android e essencial para os que querem uma imagem tratada, porém sem o trabalho de se editar! O app traz um recurso que lida com correções automáticas, tornando a edição muito mais rápida e involuntária, tirando aquele borrãozinho sem maiores esforços. É um ótimo recurso para quem está aprendendo a mexer em aplicativos dessa área. 

#8 Instagram 

Por último e definitivamente não menos importante temos a rede social que fomenta boa parte do vício nas fotos tiradas no nosso cotidiano e também entra na lista de editores.

O app oferece infinitos recursos para edição de fotos, desde filtros nos stories até ferramentas de contraste e brilho para publicações no feed. Além de contar com os famosos Gifs, que dão um charminho a mais na hora de postar aquele fotão.