A utilização de Cloud Computing tem sido cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Um dos principais recursos para a transformação digital, o uso da nuvem pode trazer muitas vantagens para as companhias.

Exemplo disso é que, de acordo com um estudo global da Cisco, empresas que passam a utilizar o sistema de Cloud Computing chegam a economizar US$ 1 milhão em custos. Hoje, conheceremos as principais vantagens da nuvem e, principalmente, como migrar para esse meio. Acompanhe.

Vantagens do uso da nuvem

Como dissemos, aderir ao Cloud Computing é um dos principais passos para a transformação digital de uma empresa. No entanto, o primeiro passo é outro que você pode descobrir clicando neste link. A seguir, apresentamos os 2 principais benefícios da utilização da nuvem em seu negócio:

  • Redução de custos

Armazenar dados e informações em nuvem consiste em abrir mão de estruturas físicas. Ou seja, você dispensará gastos com instalação e manutenção de ambientes físicos.

E mais: com a nuvem, vai embora, também, a necessidade de uma equipe própria de TI, já que a própria empresa contratante oferece esse serviço.

  • Economia de tempo

Novamente, essa é uma vantagem que se sobressai à utilização de armazenamento físico de dados. Sem essas estruturas, as pausas para manutenção são dispensadas, já que, na nuvem, pequenas alterações podem ser feitas durante seu uso.

4 dicas para migrar com segurança para a nuvem

Apresentadas as vantagens da utilização da nuvem, é hora de partirmos para o ponto central do texto: 4 dicas para realizar essa migração com segurança. Veja só:

1 – Defina o que será migrado

Especialmente para empresas que estão dando os primeiros passos na transformação digital, é muito importante fazê-la de maneira gradual. Definir suas prioridades é essencial para realizar essa migração.

O que você levará à nuvem primeiro? Os dados de sua empresa? De seus clientes? Estratégias definidas? É imprescindível ter isso muito claro em um planejamento prévio.

2 – Defina o porquê dessa migração

Ao longo do texto, estamos ressaltando o foco na transformação digital. Esse é, sem dúvida, um motivo potencialmente central para esse processo. Porém, você precisa traçar pequenas metas que derivem disso.

Pergunte-se: o que eu quero? Proporcionar uma experiência melhor ao meu cliente? Melhorar a dinâmica interna da minha equipe? Reduzir os gastos? Isso ajudará, inclusive, a decidir qual empresa contratar.

3 – Faça um backup antes

Nada mais frustrante que uma ação de melhora na infraestrutura se converter em um prejuízo, né? Uma migração mal executada pode lhe render perda de dados, que pode gerar gastos consideráveis, além de abalar o funcionamento de sua empresa. Antes de realizar a migração, faça um backup e garanta que os produtos a migrar estão seguros caso haja algum imprevisto.

4 – Planeje a migração para um horário de pouca atividade

Essa dica pode parecer “óbvia”, mas muitas empresas não levam em consideração na hora de ir para a nuvem. Fazer a transição em horários de pouco movimento interno nos negócios da empresa pode ser melhor. Em primeiro lugar porque a atividade será menor, o que deixará a conexão mais rápida para o processo. Em segundo, porque a migração em meio às atividades pode ocasionar um conflito de atividades, atrapalhando todos os envolvidos.

Migração com qualidade é migração com estabilidade

Na hora de aderir à nuvem, ter uma internet com estabilidade e velocidade é fundamental! A Copel oferece toda a qualidade de fibra óptica. Você pode ter a exclusividade da Internet Dedicada, a hiperconectividade do RAV, usufruir de nossa solução em Data Center e muito mais. Confira nossos planos para empresas.

E aí, o que achou das nossas superdicas? Conta pra gente nos comentários. Tem mais alguma sugestão para esse processo ser mais vantajoso? Não deixe de compartilhar.

Fontes:

https://www.santodigital.com.br/entenda-4-praticas-recomendadas-na-hora-de-fazer-sua-migracao-para-nuvem/

https://eitisolucoes.com.br/blog/8-vantagens-da-cloud-computing-para-o-seu-negocio/

https://www.ipsense.com.br/blog/como-migrar-para-a-nuvem-descubra-aqui/

https://www.genbeta.com/desarrollo/porque-para-que-cuando-y-como-migrar-al-cloud-computing