Big data, Internet das Coisas, Machine Learning: são muitos os termos que permeiam o universo do futuro do trabalho. E é absolutamente comum que líderes e gestores de negócios fiquem perdidos diante de tantos novos termos e conceitos. No entanto, é fundamental que as empresas – e também os profissionais – comecem a se adequar a esse cenário de transformação digital. Segundo o estudo Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as profissões ligadas à tecnologia são as que mais demandarão profissionais dentro das indústrias até 2023.

Além do crescimento na busca de profissionais nas indústrias, outras empresas também precisarão de funcionários qualificados para trabalhar com tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Machine Learning. No blog de hoje você saberá o que são essas tecnologias, o motivo de elas serem importantes e quais são as profissões do futuro ligadas a estas novas tecnologias.

 

O que é Internet das Coisas (IoT)

A IoT é um conceito que conecta eletrodomésticos, objetivos e outros equipamentos com a internet, possibilitando que diversos serviços sejam automatizados e realizados através da internet. Quem tem uma loja, por exemplo, pode colocar sensores e, através deles (e da IoT), conseguir detectar quantas pessoas entraram por dia na sua loja.

Um ótimo exemplo de como a IoT está presente no nosso dia a dia são as casas inteligentes. Com um smartphone conectado à internet você pode ligar o ar condicionado, a máquina de lavar roupas e até abrir a sua casa sem uma chave física.

 

O que é Big Data

Big Data faz parte do mundo da tecnologia da informação. É uma tecnologia que analisa e interpreta um volume grande de dados. É através do Big Data que sua empresa consegue informações fundamentais para alavancar o negócio, por exemplo, como é possível reduzir os custos, aumentar a produtividade e qualificar leads. Por isso, o Big Data é dividido no que se chama de três Vs:

  • Volume

Se trata da quantidade de dados que precisa será analisado. A tecnologia Big Data consegue interpretar milhares de dados em pouco tempo. E isso nos leva ao segundo V.

  • Velocidade

Um profissional humano levaria muito tempo para processar grandes quantidades de dados. O Big Data é rápido. Com isso, é possível alocar o seu funcionário em outra função, economizando tempo e dinheiro.

  • Variedade

O Big Data consegue interpretar variados tipos de dados.

 

O que é Machine Learning

O Machine Learning ou ‘aprendizado de máquina’ é uma tecnologia que faz parte da Inteligência Artificial (IA). Nada mais é que uma tecnologia que treina máquinas para que elas aprendam com dados.

 

Profissões do futuro

Na indústria, o Mapa do Trabalho Industrial mostra algumas profissões ligadas à tecnologia que devem crescer até 2023:

  • Condutores de processos robotizados – 22,4%
  • Pesquisadores de Engenharia e Tecnologia – 17,9%
  • Profissionais de planejamento, programação e controles logísticos – 17,3%

Em empresas, seja pequena, média ou grande, também haverá um crescimento na busca de profissionais da tecnologia da informação:

  • Especialistas em segurança e desenvolvedores de software, aplicativos e soluções
  • Assistente Digital: embora os chatbots estejam presentes na maioria dos negócios, ainda é preciso que uma pessoa realize alguns trabalhos. Por isso, a tendência é que cada vez mais o ser humano trabalhe aliado a essas tecnologias.
  • Profissional de Big Data: embora a tecnologia trabalhe sozinha em muitas coisas, é preciso de uma pessoa para organizar e extrair as principais informações dos dados interpretados pela

 

A Copel Telecom trabalha com tecnologia 100% em fibra óptica, uma das redes de transmissão de dados mais veloz do mundo e oferece diversos planos que podem ajudar você a manter um funcionamento e estabilidade de qualidade na hora de gerir seu negócio! Acesse nosso site e conheça.