Uma pesquisa feita pela CI&T, em parceria com a Opinion Box, mostra quais são as tendências que transformarão as empresas em 2020. Ao todo, foram entrevistados mais de 500 líderes de grandes empresas brasileiras. Entre as tendências de transformação digital para este ano estão Inteligência Artificial, Computação em Nuvem e Internet das Coisas (IoT). Se você não sabe o que significam esses termos, não se preocupe, pois explicaremos no blog de hoje. Além disso, você também entenderá como aplicar essas tecnologias e transformar a sua empresa.

No blog de hoje você confere:

  • O que a pesquisa diz
  • O que é soft skills
  • O que é Computação em nuvem
  • O que é Inteligência Artificial
  • O que é Internet das Coisas (IoT)
  • Resumindo, o que a pesquisa aponta

O que a pesquisa diz

A pesquisa tratou de assuntos relacionados a transformação digital, abordando temas como segurança de dados, inteligência artificial e experiência do cliente. Para 90% dos entrevistados, é fundamental que a empresa pense em toda a jornada de compra do consumidor, se importando em entregar ao cliente uma jornada completa e de qualidade, indo além do produto e verificando se a empresa facilita a compra do serviço/produto oferecendo flexibilidade, bom atendimento e disponibilidade do que a empresa comercializa.

Outro dado interessante é que 91% quer acelerar o processo de transformação digital 2.0 na empresa. Por isso, 9 entre 10 líderes incentivam os funcionários a procurarem se especializar e buscar conhecimento voltando para o digital. O home office também foi apontado como tendência para 2020, pois além de reduzir os custos da empresa, também é uma forma de flexibilizar o trabalho dos funcionários. No estudo, 4 em cada 10 empresas optam por trabalhar integralmente ou parte do tempo em home office.

 

O que é soft skills

Soft skills são as competências voltadas para o comportamento do profissional, ou seja, suas aptidões emocionais e sociais. Para 91% dos entrevistados, as soft skills são tão importantes quanto às hard skills (competências técnicas). Em geral, o que as empresas buscam em termos de comportamento, é um profissional que preste bom atendimento ao cliente, que saia da zona de conforto e busque sempre inovar e enfrentar novos desafios e que seja organizado e trabalhe bem em equipe.

Quer saber um pouco mais sobre as tecnologias tendências para esse ano? Confira:

O que é Computação em nuvem

Computação em nuvem é uma tecnologia fundamental para todas as empresas. Diferente do que se fazia antigamente, que para acessar um arquivo era necessário salvá-lo num pen-drive, a computação em nuvem possibilita não só acessar arquivos em pastas na internet, como também oferece outros serviços de computação como banco de dados. Entre as vantagens dessa tecnologia, estão:

    • Redução de custos: embora a computação em nuvem seja um serviço pago, o custo é menor e a empresa não precisa comprar hardware e software. 

 

  • Velocidade: é uma tecnologia muito mais rápida e eficaz.
  • Segurança: além de ser seguro, a computação em nuvem facilita o backup de dados, por exemplo. 

 

O que é Inteligência Artificial (IA)

Reconhecimento facial, robôs realizando atendimento ao cliente e até ajudando a diagnosticar doenças como câncer. Esses são apenas alguns dos exemplos do que a IA pode colaborar na vida da população. Para você entender ainda melhor, a Inteligência Artificial faz parte da ciência da computação e é uma tecnologia inovadora, tendência para este ano, que simula as decisões de humanos. Ou seja: um profissional precisa programar a tecnologia para que ela tenha capacidade de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas sozinho. 

 

O que é Internet das Coisas (IoT) 

Já pensou em abrir a porta da sua case sem precisar de uma chave física, usando apenas o seu smartphone? A IoT é um conceito que conecta eletrodomésticos, objetivos e outros equipamentos com a internet, possibilitando que diversos serviços sejam automatizados e realizados através da internet.

 

Resumindo, o que a pesquisa aponta:

  • A pesquisa tratou de assuntos relacionados a transformação digital, abordando temas como segurança de dados, inteligência artificial e experiência do cliente.
  • 90% dos entrevistados afirma que é preciso entregar ao consumidor uma jornada completa e de qualidade, indo além do produto e verificando se a empresa facilita a compra do serviço/produto oferecendo flexibilidade, bom atendimento e disponibilidade do que a empresa comercializa.
  • Para 91% dos entrevistados, as soft skills são tão importantes quanto às competências técnicas (92%).
  • 9 entre 10 líderes incentivam os funcionários a procurarem se especializar e buscar conhecimento voltando para o digital
  • O home office é tendência para 2020, pois além de reduzir os custos da empresa, também é uma forma de flexibilizar o trabalho dos funcionários. No estudo, 4 em cada 10 empresas optam por trabalhar integralmente ou parte do tempo em home office.
  • Computação em nuvem, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) são as tecnologias tendências para 2020, segundo a pesquisa.
  • 91% quer acelerar o processo de transformação digital 2.0 na empresa.
  • Confira a pesquisa completa aqui.

Tenha uma internet rápida e de boa qualidade! Conheça nossos planos e seja você também um cliente Copel Telecom. Clique aqui, encontre o modelo ideal para sua empresa.