Você consegue imaginar o seu dia a dia com uma internet de baixa qualidade? No momento atual, somos constantemente bombardeados com informações, aplicativos e notícias.

E uma banda larga de excelência se tornou indispensável para nos mantermos  conectados com tudo – e todos – ao nosso redor.

Porém, infelizmente, a internet brasileira é uma das mais precárias do mundo, ao contrário do seu valor, que é caríssimo comparado aos demais países. 

Por conta desses atributos, é preciso estar sempre de olho na velocidade da sua rede, para que seja justa e compatível com o preço pago por você, usuário.

Está em dúvida de como verificá-la? Não precisa, basta entrar no Speed Test da Copel Telecom (https://www.copeltelecom.com/site/speedtest/) e verificar todos os dados da sua internet. 

Após a verificação, você deve passar pela parte mais difícil: interpretar os dados fornecidos pela plataforma. Como saber se o ping está bom? Se o valor de Upload é aceitável? Megabytes?

Fique conosco e descubra o que cada uma dessas coisas significam e os seus valores ideais. 

Ping 

O nome “Ping” é a abreviação de “Packet Internet Network Grouper”, que pode ser traduzido livremente para “Agrupador de Pacotes da Internet”, sendo conhecido também como “latência”.

Possui como função testar a conexão entre os equipamentos de uma única rede, através do protocolo ICMP (Protocolo de Mensagens de Controle da Internet).

De modo geral, o comando envia informações para esses equipamentos e aguarda para registrar com que velocidade a resposta retorna.  

Esse envio considera todos os dados relevantes a respeito da mensagem enviada e os contabiliza em milisegundos (ms).

Dessa forma, quanto menor o valor obtido, melhor está o seu ping e, consequentemente, mais rápida e estável está a sua conexão.

Se ele estiver muito alto, pode apresentar problemas principalmente em jogos online, causando o famoso “lag”.

Megabit

Normalmente, seu nome aparece de forma abreviada – Mbps ou Mbit/s – e tem como significado megabit por segundo.

Ou seja, é uma unidade que transmite dados a uma velocidade aproximada de 1.000 kilobits por segundo ou 1.000.000 bits por segundo.

Sendo assim, o Speed Test Copel Telecom pode dar o valor aproximado, que deve estar correspondente ao seu pacote de banda larga. 

Download 

Esse é exatamente o mesmo download que você está pensando! Nesse caso, chamamos de download a velocidade com que sua internet consegue acessar e obter dados de um servidor para o dispositivo em questão.

Desse modo, a rapidez do seu download irá afetar diretamente conteúdos a serem baixados, plataformas de streaming, páginas e muito mais. Como saber se a sua velocidade é suficiente?

Cada caso é particular  e depende dos usuários, contudo, é possível afirmar que, aproximadamente, 50 Mbps é o suficiente para usufruir com qualidade. 

Upload

Ao contrário do download, o upload registra a rapidez com que a sua internet envia dados do seu servidor para outro dispositivo. Podemos definir como o tempo em que um dispositivo leva para ler e analisar suas informações.

Quando muito baixa, pode afetar atividades como jogos online, videochamadas e outros.

Apesar de não ser mais importante que a velocidade de download, o upload não deve apontar menos de 10 Mbps, caso contrário, sua situação de conexão não está muito boa.

De qualquer forma, o ideal é manter o constante equilíbrio entre ambos.