O RAV (Rede de Alta Velocidade) é um serviço de transmissão de dados oferecido pela Copel Telecom a empresas que possuem mais de uma sede. Basicamente, consiste em uma solução corporativa usada para interligar dois ou mais pontos.

No entanto, dependendo de onde sua empresa estiver localizada, o RAV pode chegar de duas diferentes formas: o RAV via fibra óptica e o RAV via satélite. Hoje, você descobrirá mais sobre essas duas definições e quais as vantagens de cada uma.

Principais diferenças entre internet via fibra e via satélite

A fibra óptica e a internet via satélite possui muitas diferenças. Listamos algumas para você compreender melhor o conceito de cada uma e tirar de vez suas dúvidas.

Em primeiro lugar, a fibra óptica é transmitida via luz por cabos de materiais dielétricos (não conduzem corrente elétrica). Já a internet via satélite dispensa o uso de cabos, já que os o sinal é transmitido – como o nome já diz – via satélite.

Outra diferença essencial é o custo de distribuição. De um lado, temos a fibra óptica, que depende, principalmente, de dois fatores:

1 – Número de canais que irão receber o sinal;

2 – Distância da ligação da ponta de saída e chegada.

Enquanto isso, o custo de distribuição do satélite não varia conforme a distância. Agora que explicamos as principais diferenças entre os dois, vamos entender essas distinções no conceito do RAV.

RAV fibra

A aplicação do RAV via fibra óptica garante uma internet mais segura, estável e rápida para sua empresa. Isso por conta de diversos fatores da fibra óptica, que vão desde seu material de fabricação até a forma de propagação. Para saber mais das vantagens da fibra óptica para sua empresa, clique aqui.

Para quem é voltada o RAV fibra?

A fibra do RAV é a mesma da internet convencional e pode chegar a qualquer lugar no estado do Paraná. Você pode conhecer um pouco mais sobre as particularidades da fibra óptica neste link.

O que limita sua expansão é que, na maioria das vezes, o custo para levar a fibra até locais mais afastados torna-se inviável ao cliente, que fica sujeito a pagar a expansão da rede. Por isso, oferecemos a opção do satélite

RAV Satélite

Como vimos, a internet via satélite não necessita de cabeamento, o que torna muito mais fácil sua expansão a regiões mais afastadas. Por isso, quando a expansão de fibra se torna inviável, temos a opção de oferecer o serviço de RAV via satélite.

Para quem é voltada o RAV satélite?

Como a principal vantagem do RAV satélite é o alcance, serviços que funcionam na região interiorana podem contar com a internet via satélite da Copel. Assim redes de supermercados, farmácias, hospitais e quaisquer outros tipos de instituições comerciais em áreas mais afastadas podem ser beneficiadas com esse serviço. É assim que garantimos um Paraná 100% conectado.

Como contratar o RAV da Copel Telecom?

Quer saber mais sobre as vantagens de contratar a Rede de Alta Velocidade da Copel Telecom? Clique aqui e fique por dentro dos benefícios. E mais: você pode solicitar o serviço preenchendo o formulário na mesma página.

Fontes:

https://blog.intnet.com.br/fibra-optica-ou-satelite-qual-a-melhor-opcao/

https://pt.scribd.com/doc/128187023/COMPARISON-BETWEEN-Satellite-Fiber-Optics-and-Microwave-Communications