A inteligência artificial e a realidade aumentada já ganharam espaço na vida das pessoas há alguns anos. Mesmo assim, ela segue surpreendendo com as diversas possibilidades que segue apresentando. Mais do que objetos que facilitam a rotina, a realidade aumentada se tornou um grande aliado para quem busca entretenimento – e pode ser usada de forma prática, rápida e barata.

O valor, inclusive, é um grande atrativo. Afinal, a tecnologia costuma ter preços elevados e acaba não sendo tão acessível. Para isso, diversos aplicativos buscaram usar a realidade aumentada para melhorar a experiência do usuário.

Por ser capaz de trazer para o mundo real conteúdos desenvolvidos digitalmente, a tecnologia extremamente imersiva possibilita a interação com animações em 3D e, para isso, é preciso apenas de uma câmera de celular.

Conheça 5 aplicativos para entrar na brincadeira e aproveitar o melhor que a tecnologia pode oferecer!

Google

Chega a assustar de tão real que parece! Desde o início de 2020, a plataforma incluiu a tecnologia 3D em algumas buscas. O que fez mais sucesso é a realidade aumentada do mundo animal. Ao buscar mamíferos, insetos, répteis, aves e anfíbios é possível conferir informações técnicas sobre eles e ainda colocá-los no ambiente que estiver.

O quadro com a opção “Veja em 3D” e “Veja no seu espaço” está ao lado das informações gerais. Ao clicar no botão, a câmera do celular inclui ele na sua frente. Mais do que ver o animal em tamanho real perto de você, a tecnologia ainda emite sons e realiza os movimentos característicos dos bichos. Como se fosse realidade mesmo, a plataforma permite aproximar o celular do animal para vê-lo com mais detalhes. E mais: dá para tirar uma foto como se estivesse do lado do animal. Só tome cuidado para não se assustar!

Pokemon Go

O jogo que virou uma febre assim que lançado é um grande exemplo de realidade aumentada em aplicativos. Quem lembra das pessoas andando pelas cidades com o celular em mãos caçando Pokemons?

A brincadeira fez o desenho oriental chegar na realidade dos brasileiros por meio da câmera do celular. Nós contamos mais sobre ele aqui.

 Wanna Kicks

O mundo da moda também trouxe a realidade aumentada para facilitar a compra. O aplicativo Wanna Kicks oferece a opção de provar virtualmente os tênis disponíveis. Para testar, basta escolher o modelo disponível e apontar a câmera em direção aos pés. Além de ver os detalhes de forma real, a tecnologia permite uma experiência muito próxima da experimentação real do modelo.

É claro que, se você gostar do modelo, toda a experiência de compra também pode ser feita virtualmente, já que o aplicativo redireciona para as lojas digitais onde é possível adquirir o modelo já testado e aprovado!

Google Arts&Culture

Disponível para iPhone e Android, o Google Arts&Culture oferece visitas virtuais aos melhores museus e galerias do mundo. A experiência de realidade aumentada é uma verdadeira aula cultural. Entre as possibilidades da plataforma, estão as animações em 3D de objetos antigos e animais pré-históricos e o Art Projector, ferramenta que permite colocar pinturas famosas na parede de sua casa.

Além de ver os detalhes de obras de arte reconhecidas, o Google Arts&Culture também permite ver detalhes do traje do primeiro homem a pisar na lua e ainda se sentir dentro de grandes pinturas, como ser o personagem principal dos autorretratos de Van Gogh e Frida Kahlo.

Redes sociais

O Snapchat, o TikTok, o Facebook e o Instagram são exemplos de redes sociais que fazem sucesso com a realidade aumentada. As redes sociais exploram a tecnologia por meio dos filtros que mudam a aparência das pessoas ou adicionam elementos na cena.

Os mais usados são as opções que incluem maquiagens ou procedimentos estéticos e os que colocam objetos externos, como animais. Um dos que mais chamou atenção pela semelhança com a realidade foi o querido vira-lata caramelo, que entrou virtualmente na casa de muitas pessoas.

Quer experimentar o melhor da realidade aumentada no conforto da sua casa? Aproveite a banda larga da Copel Telecom para aproveitar os cinco aplicativos apresentados anteriormente.