Os serviços de streaming facilitaram – e muito – a vida dos amantes de música. Mesmo assim, ainda existe aquele time que não abre mão dos downloads de suas batidas preferidas. O problema é que não são todos que querem pagar por isso, o que pode estimular um mercado ilegal. Para isso, existem várias plataformas que permitem o download de músicas de maneira legal e gratuita! Parece um sonho, né?

Esse sonho é uma realidade para quem quer baixar faixas de artistas independentes e com pouco reconhecimento. Já para quem gosta de curtir os sucessos do momento, é melhor ficar nos streamings mesmo, já que o acervo da maioria dos sites de download gratuito não conta com hits da atualidade. Mesmo assim, vale dar uma chance para os sites que vamos te apresentar a seguir. Vai que você encontra um novo som favorito?

Last.fm

O Last.fm é um dos serviços mais populares. Além de uma grande lista de músicas para o download gratuito, a ferramenta disponível para computadores registra as faixas que mais ouviu e ainda indica novas opções com base nas suas preferências.

Bandcamp

O download no Bandcamp pode ser feito pelo computador ou por meio dos sistemas iOS e Android. A plataforma, similar a uma rede social, é voltada para os artistas divulgarem o seu trabalho. Eles podem incluir álbuns, EPs e singles, mas nem todos ficam disponíveis para o download gratuito. O site permite com que os artistas indiquem o preço que desejam cobrar pelo trabalho e, muitas vezes, a decisão acaba sendo do próprio usuário. Vale a pena dar uma olhada!

ReverbNation

A plataforma também tem como prioridade os artistas, que encontram novas oportunidades de divulgação do seu trabalho. A opção é perfeita para quem quer fazer o streaming ou download de diferentes estilos musicais e de profissionais não muito conhecidos. Disponível para computadores, iOS e Android, o ReverbNation ainda permite que os usuários demonstrem apoio aos seus artistas preferidos.

FreeSound

O site é a opção perfeita para quem busca efeitos sonoros e músicas instrumentais para usar em diversos trabalhos. O FreeSound está disponível na web e conta com opções gratuitas.

Jamendo

O Jamendo conta com cerca de 40 mil artistas e 500 mil faixas. Com um dos maiores repertórios, o site conta com várias opções brasileiras. A plataforma conta com uma interface parecida com a do iTunes, o que garante facilidade na navegação.

Free Music Archive

Com uma biblioteca organizada pela estação de rádio americana WFMU, o Free Music Archive é um dos sites mais tradicionais para download de músicas gratuitas.

Soundcloud

O site queridinho dos artistas em ascensão oferece a reprodução de diversas músicas pouco conhecidas e de diferentes podcasts.

SoundClick

O site reúne conteúdo do mundo inteiro. Com reprodução gratuita, alguns artistas permitem o download de suas produções. A ferramenta ainda oferece playlists com as músicas de maior sucesso por lá.

Para o download rápido e seguro das suas músicas, contrate banda larga 100% fibra óptica da Copel!