O mundo dos jogos online ganhou força em 2020. Com a pandemia do Covid-19, os amantes dos games passaram ainda mais tempo online e os jogos ganharam um inesperado número de novos adeptos. Mas o mercado ainda contou com uma nova surpresa: o alto número de smartphones usados para jogar online.

Os celulares foram os gadgets mais populares entre os gamers brasileiros dos últimos anos. De acordo com dados da Pesquisa Game Brasil 2020, aparelhos com o sistema operacional Android e iOS foram as escolhas de 86,7% dos jogadores entrevistados. Já consoles tradicionais como Xbox One, XBox Series X, PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4) ficaram em segundo lugar, com 43% do público jogando eventualmente por meio da opção. Os PCs também são escolhas recorrentes para quem costuma jogar online, retendo 40% do público. Deste modo, a indústria de games passou a enxergar os smartphones com um papel essencial na popularização dos jogos, trazendo mais acessibilidade aos novos usuários.

Qual é a melhor opção para jogar no smartphone?

Ainda segundo a pesquisa, o sistema Android é a opção mais usada pelos gamers, já que 81,4% dos usuários optaram por ele no último ano e apenas 13,3% dos entrevistados jogam em iPhones. Nestes casos, os games que apresentam melhor performance e estão entre os mais jogados estão Among Us, Free Fire, 8 Ball Pool, Call of Duty Mobile e Brain Out.

O universo dos games é maior do que parece

Com o intenso e rápido desenvolvimento de novos jogos, o mercado de games se tornou um universo muito maior do que parece. Por isso, a GoGamers, Escola Superior de Propaganda e Marketing da ESPM e a Blend New Research se reuniram para entender um pouco mais sobre o promissor setor. Os dados da Pesquisa Game Brasil 2020 ainda reúne informações como a faixa etária dos jogadores, as plataformas mais usadas e os gêneros mais populares. Para garantir a relevância do estudo, quase 6 mil brasileiros de todos os estados participaram da pesquisa.

Além de ser o mais usado pelos brasileiros, os smartphones também são os favoritos dos gamers. Em 2020, 52% do público mostrou preferência pelo gadget. Se comparado ao ano de 2019, é possível identificar que os celulares, além de crescerem em popularidade, também se tornaram os preferidos do público. Deste modo, desenvolvedores já esperam um aumento ainda maior para 2021 e preparam os games para se adaptarem à plataforma.

Outro dado de relevância apresentado pelo estudo é o comportamento de consumo dos gamers. Entre os que jogam pelo celular, 63% dizem que nunca gastaram dinheiro em skins e itens para os jogos. A surpresa fica por conta do público feminino: as mulheres lideram e representam 53,8% das pessoas que mais jogam no Brasil, informação que segue muito parecida desde 2016. Por fim, o estudo ainda mostra que pessoas entre 25 e 34 anos são o público que mais consome o universo.

Quer fazer parte do público gamer? Assine agora o pacote de banda larga da Copel Telecom para poder jogar online sem preocupações!