O mundo das redes sociais conta com expressões próprias, né? Desde o nome de suas funcionalidades, como feed e stories, até trends que viralizam, como o #tbt, a Internet conta com palavras próprias que só entende quem faz parte deste mundo.

E é claro que com o Twitter não seria diferente, né? É por lá que a maioria dos memes surgem e acabam invadindo tanto outras redes sociais, como a própria vida real. Um dos exemplos é a expressão thread. 

Você sabe o que a palavra significa? E em qual contexto é usada? Pode parecer brincadeira, mas certos termos ganham vida própria e se tornam elementos fundamentais para uma boa comunicação no mundo digital. Para não ficar de fora, vamos te contar tudo sobre o termo. É para sair daqui usando a palavra thread com propriedade, tá?

Thread: o que é?

A expressão nasceu no Twitter, rede social que limita cada postagem a 280 caracteres. Para ajudar a contar uma história, que por lá é feita com várias publicações, os usuários costumam postar diversos tweets conectados pelo mesmo tema em sequência. Este storytelling é conhecido como “thread”. 

Em português, thread significa “fio”. A tradução literal chega a fazer bastante sentido, já que a expressão é como se fosse uma linha de pensamentos condizentes um com o outro. Ou melhor, conduzidos por um fio.

A prática é perfeita para trazer detalhes de uma grande história e separá-los de forma prática e de fácil entendimento. Ela ganha ainda mais peso, já que cada tweet permite a adição de outros conteúdos multimídia, como, por exemplo, matérias de outros sites, fotos ou vídeos.

Por que é tão importante?

A fama do Twitter se deve, justamente, ao formato curto de publicações. Mesmo assim, o ponto alto pode limitar a comunicação, já que a mensagem pode ficar incompleta ou confusa após várias reduções no texto. Para facilitar, a sequência de tweets acaba sendo uma opção bem assertiva.

Para não perder uma parte importante da história, o Twitter facilita a visualização da sequência de informações. E é possível fazer isso de duas formas diferentes.

Uma delas é clicar no menu “mostrar esta sequência”, que pode ser encontrado ao navegar pela linha do tempo da rede social. Deste modo, uma nova página é apresentada, mostrando ao usuário a história do início ao fim.

Caso se depare com o que parece ser o primeiro tweet deste fio condutor, basta clicar nele. Esta segunda opção para ver a thread completa resulta na mesma tela que comentamos acima. Após a primeira publicação, é possível entender todo o desfecho da história.

Gostei! Como posso criar uma thread?

Uma thread pode ser criada facilmente. Basta acessar o seu perfil no Twitter e criar uma nova publicação, seja em texto, imagem, vídeo ou qualquer mídia permitida pela plataforma. Para criar uma sequência de informações, é preciso buscar o símbolo “+” que fica localizado na parte inferior da tela de publicação. Deste modo, um novo campo deve surgir, permitindo escrever novos 280 caracteres para integrar a thread.

É possível repetir a ação até terminar de contar a história. Vale lembrar que não precisa usar o limite máximo de caracteres para cada publicação, ok? Não importa se um tweet conter apenas uma pequena palavra ou todos os 240 caracteres, o que mais interessa é que a thread seja clara e conte a história completa!

Não quer perder nenhuma thread das pessoas que você segue? Assine já os 300MB da Copel Telecom por apenas R$149 e aproveite a melhor banda larga do Paraná!