Um aplicativo controverso: há quem ame o TikTok e há quem odeie. Muitos pensaram que a plataforma chinesa faria parte apenas do início da pandemia no Brasil. Foi neste período que ele conquistou o coração dos brasileiros – e pelo visto não pretende perder seus adeptos tão cedo. Mesmo com inúmeros esforços para barrar a invasão chinesa, a rede social superou o Facebook e foi o aplicativo mais baixado em 2020 no mundo inteiro.

Crescimento em larga escala

A plataforma começou a fazer barulho nos últimos anos, quando começou a roubar o protagonismo da principal marca de Mark Zuckerberg. Neste ano, o TikTok conseguiu se consolidar e se tornou o segundo aplicativo com maior gasto de consumidores, perdendo apenas para o Tinder. Ou seja, a plataforma é um dos ambientes em que os usuários mais gastam dinheiro, seja com serviços ou produtos envolvendo o app. 

Os dados do TikTok confirmam uma tendência global: novos aplicativos vieram para ficar! Em 2020, os apps tiveram uma receita global que ultrapassa US$112 bilhões. A alta também pode ser vista no número de downloads, que 10% em relação ao ano de 2019. O tempo de uso dos aplicativos é outro número que apresentou avanço: os usuários das redes sociais estão passando 20% a mais de tempo do que costumavam nas plataformas.

TikTok: por que tanto sucesso?

Além dos conteúdos de consumo rápido, um dos motivos que conquistou os usuários é a interface do aplicativo. O menu “descobrir” mostra as hashtags de maior sucesso. Assim, é possível ver conteúdos de famosos – ou não – que estão bombando por lá e até mesmo rankear um dos seus para aparecer entre os mais populares,

O algoritmo também sugere novos conteúdos que você possa se interessar – e passar mais tempo no aplicativo, é claro.

Outra estratégia que ajuda a reter os usuários na plataforma é o incentivo aos desafios. Como a interface do TikTok é simplificada, os challenges criados pelo usuários viralizam com facilidade. Falando em viralizar, o conteúdo que faz sucesso por lá pode atingir outras plataformas com facilidade. Como o TikTok permite o compartilhamento dos vídeos publicados na plataforma, os conteúdos (sempre com a marca da rede social, é claro) fazem sucesso em diferentes aplicativos.

Um dos motivos que fazem com que o conteúdo criado no TikTok faça sucesso em toda a Internet é a liberdade criativa que ele oferece. A plataforma conta com um grande número de efeitos, como jogos, memes e maquiagens, que garantem diversão e interatividade aos vídeos.

E o momento de descontração ainda pode gerar ganhos financeiros! O usuário pode comprar moedas virtuais com dinheiro de verdade para presentear seus criadores preferidos, que, por sua vez, também podem reverter para dinheiro real.

Por mais que tenha sofrido inúmeras polêmicas envolvendo a privacidade e segurança dos dados no app, o TikTok conta com uma política de cuidado com os seus usuários. A ferramenta busca cuidar para que os conteúdos publicados por lá não incentivem comportamentos autodestrutivos entre os jovens e proíbe vídeos com discurso de ódio, nudez e cyberbullying.

Para não perder nenhum conteúdo dos seus criadores preferidos, garanta a melhor Internet disponível! Contrate agora 300MB com a Copel por apenas R$149,90.