Aumentar as vendas, tornar-se autoridade no segmento, ser lembrado pela qualidade do serviço ofertado. Quem tem um negócio, tem esses objetivos. Mas para isso acontecer, otimização de sites e usabilidade são as palavras-chave. A gente vai falar sobre isso hoje, no Blog Conecta. Você vai saber:

  • O que é usabilidade?
  • Como obter a otimização de sites?
  • Como gerar leads e aumentar as vendas

Afinal, o que é usabilidade?

Usabilidade é o poder de tornar a navegação um processo simples ao usuário, fornecendo uma boa experiência dentro do site. Quando falamos em marketing digital é preciso se atentar à maneira na qual os usuários se comportam, já que os sites são uma principal fonte de captação de clientes. Pensando nisso, é importante perceber que, cada vez mais, os internautas buscam uma boa experiência. Como fornecer uma boa experiência? Fazendo com que o usuário encontre da maneira mais simples o que busca. É ajudá-lo a cumprir com seu objetivo. De forma prática, proporcionar que, com o menor número de cliques, ele consiga fazer o que precisa.

Portanto, o primeiro passo para auxiliar a jornada de compra de um potencial cliente, é a otimização de site. Seu negócio cresce e se torna autoridade quando ele começa a ser visto. A professora de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional – Uninter, Maria Carolina Avis, explica que ter um site otimizado é questão de sobrevivência na web. “A internet é muito ágil e dinâmica, então não basta ter um site, é preciso que ele forneça ao usuário uma boa experiência. Os sites que não têm otimizações não são vistos, já que grande parte dos cliques são para os primeiros resultados da página dos buscadores”.

E como obter a otimização de sites?

Tudo começa com o usuário fazendo a busca de alguma palavra-chave nos buscadores, como o Google. Os primeiros resultados são dos sites que o Google considera mais relevante. Para que um site seja relevante a ponto de ter uma boa posição no ranking, o buscador analisa mais de 200 critérios. Por isso, para ter um site otimizado, é preciso, em primeiro lugar, produzir conteúdos relevantes, diferentes e humanizados. Busque entender do que seu público gosta, quais informações ele busca, o que agrega valor à sua vida, e use seu site para informar e educar seu público. De acordo com Maria, para a otimização de site, é necessário prestar atenção em três principais pontos:

Conteúdo rico: antes de tudo, conheça o público-alvo do seu negócio e qual informação o usuário quer saber. O ideal é que, além do conteúdo ser diferenciado e original, ele tenha parágrafos curtos, imagens, infográficos e até vídeos. É imprescindível o uso de SEO (Search Engine Optimization).

Programação: Invista na estética e na praticidade do seu site. É importante, também, que isso esteja presente no seu blog, para facilitar na hora do usuário ler o conteúdo.

Experiência do usuário: como já comentamos acima, é preciso proporcionar ao usuário uma boa experiência, ajudando-o a cumprir seu objetivo. Ou seja: a empresa que não se preocupa com isso, perde lugar para negócios que investem nesse processo. Como você quer que o usuário se lembre do seu negócio? Pense nessa resposta e invista para que os usuários tenham uma boa experiência.

Então, em resumo: 

  • Invista na estética do seu site, torne-o visualmente bonito.
  • Não se esqueça da usabilidade: seu site precisa ser funcional.
  • Conteúdo rico, relevante e diferenciado é fundamental.

 

Como gerar leads e aumentar as vendas

            Agora que você entendeu como funciona a otimização de sites e a importância disso, vamos explicar os resultados que você pode obter: gerar leads e aumentar suas vendas. Dentro do marketing digital, o lead nada mais é que um potencial cliente, alguém que se interessa pelos serviços ofertados pela sua empresa. Para qualificar esse lead, ou seja, transformá-lo em cliente real, é preciso otimizar o site. A dica da Maria é não pensar em venda como o personagem principal. “Na web, venda é consequência de uma estratégica de marketing digital e de um trabalho bem feito de autoridade por meio de conteúdos que agregam”. “Por meio do conteúdo, o usuário percebe que seu produto é tão bom, que ele tem vontade de adquirir. Web é informação”, completa.

Lembre-se: o site deve ser um forte canal de vendas, de relacionamento com o cliente e o potencial cliente e também uma fonte de informações relevantes àquele público.

Ei, para você otimizar o seu site, precisará de internet com velocidade. Conheça nossos planos e seja você também um cliente Copel Telecom com internet de alta velocidade e estabilidade para potencializar o seu negócio. Clique aqui, encontre o modelo ideal para sua empresa e comece a navegar.