Segundo pesquisa desenvolvida pela SEMrush, há 70% mais de chance de um consumidor lembrar do site da sua empresa se ele assistir um vídeo sobre ela. O estudo Social Media Today mostra que as pessoas compartilham 1200% a mais vídeo do que imagens e textos nas redes sociais. O que isso quer dizer? Que está mais do que na hora de você saber o que é vídeo marketing e como fazer vídeo marketing digital.

Mercado de vídeos no Brasil

Em quatro anos, aumentou 135% o consumo de vídeos no Brasil e 80% dos brasileiro28s procuram na internet conteúdos que a TV não oferece. Além disso, 75% das pessoas usam o smartphone para assistir vídeos online. Quem tem uma empresa deve aproveitar esse cenário para dar maior visibilidade para o seu negócio. O vídeo marketing é uma estratégia do marketing para atrair potenciais clientes e qualificar leads. É possível fazer isso de diversas formas:

  • Vídeo institucional: a ideia principal desse tipo de vídeo é apresentar a sua empresa, o que ela é, como funciona, quais os objetivos. A intenção é fortalecer a sua marca no mercado.
  • Campanhas: fuja do tradicional, de fazer campanhas publicitárias com imagens e textos. Cada vez mais as pessoas têm menos tempo para ler um conteúdo, além de terem mais interesse em assistir vídeos. Por isso, faça diferente. Vídeos com roteiros bem estruturados e boas imagens vão render mais para você.
  • Educacionais: aqui está um leque enorme de possibilidades para sua empresa. Os vídeos educacionais fazem parte da sua estratégia de marketing. É possível, inclusive, usar não só as redes sociais para postar esses vídeos, mas enviar por e-mail para o seu mailing e também disponibilizar no seu site.

 

Benefícios do vídeo marketing

Tudo o que está na internet tem chances de ser visto. Mas já pensou se você consegue viralizar um vídeo do seu negócio? Além da sua marca ficar mais conhecida, as chances de você prospectar novos clientes são enormes. Mas mesmo que isso não ocorra, só de usar a estratégia de vídeo marketing você já tem aumento do tráfego orgânico e apresentará ao público um conteúdo de qualidade, relevante e de fácil consumo.

Como fazer vídeo marketing digital

Antes de tudo, você precisa ter estrutura na sua empresa para isso. Ou seja, uma equipe de profissionais capacitados que saibam desenvolver um bom roteiro, captar imagens e editar. Em alguns casos, vale a pena contratar uma empresa focada nisso. Anota aí:

  • Ter estrutura física e de equipe
  • Pensar ‘fora da caixa’ e apostar em temas inovadores
  • Se a ideia é fazer vídeo educacional ou promover um curso online, lembre-se de divulgar antecipadamente, para que você tenha público
  • Mostre os bastidores da sua empresa, quem é a equipe, como é o clima no dia a dia

Formatos de vídeo marketing

No Linkedin, os vídeos têm 20 vezes mais chances de compartilhamento. Já no Instagram, o ideal são vídeos cursos, com pouco texto. Não fique apenas no feed, use os stories e também o IGTV. Aliás, a tendência para este ano são vídeos mais humanizados, ou seja, com linguagem simples, conversando com quem está assistindo e, de preferência, mostrando o seu rosto. As pessoas gostam da sensação de intimidade.

Para produzir bons vídeos e publicá-los, é fundamental ter uma boa internet, não é? A Copel Telecom possui planos empresariais que conectam seu negócio com agilidade, estabilidade e segurança. Clique aqui, encontre o modelo ideal para sua empresa e comece a navegar.